sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 128

DUAS PARTIDAS ESPECIAIS DE CARGA TRANSPORTADAS PARA LEIXÕES PELO VAPOR ALEMÃO "SIRIUS"


A 17/10/1933, pelas 17h00, entrou no porto de Leixões o vapor Alemão SIRIUS, a fim de descarregar material destinado às obras da então futura doca comercial daquele porto. Além dessa partida, transportou também o novo salva-vidas a motor denominado ALMIRANTE AUGUSTO DE CASTILHO, que foi oferecido pelo governo Alemão como prova de reconhecimento pelos esforços feitos pelo tripulantes dos dois salva-vidas naufragados, aquando da sua tentativa de salvamento das vidas a bordo do navio-motor Alemão GAUSS, encalhado na barra do Douro e em que perderam a vida parte da equipagem das duas embarcações. Aquele novo salva-vidas foi mais tarde enviado para os Açores, onde serviu a estação do ISN de Ponta Delgada, e em 1958, juntamente com outras embarcações foi à ilha de Santa Maria, a fim de colaborar nas tentativas de resgate dos náufragos do transbordador inter-ilhas ARNEL naufragado na costa daquela ilha em 19/09/1958.

SIRIUS - 72m/ 998tb/ 10 nós; 08/04/1922 entregue oelos estaleiros Atlas Werke AG, Bremen, à DG Neptun, Bremen; 19/03/1945 torpedeado e afundado pelo submarino Britãnico HMS VENTURER (D68), Lt. J. S. Launders, DSO/ DSC/ RN, ao largo de Namsos, Noruega.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Hundert Jahre NEPTUN, Bremen; Imprensa Diária.

(continua)

Rui Amaro

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