domingo, 12 de dezembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 129

O PAQUETE CORREIO INGLÊS “HIGHLAND CHIEFTAIN” EM LEIXÕES


Um paquete da Mala Real Inglesa da série HIGHLAND deixando o porto de Lisboa /Gakeria de arte de autor desconhecido - Royal Mail Linesm Ltd. /


A 31/10/1933, pelas 17h45, demandou pela primeira vez o porto de Leixões, procedente dos portos de Londres, Boulogne-sur-Mer e Vigo, o paquete Inglês HIGHLAND CHIEFTAIN” gémeo do HIGHLAND PATRIOT, e, imediatamente após as operações de desembarque e embarque dos passageiros, pelas 19h45 cruzou os molhes de rumo aos portos de Lisboa, Las Palmas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santos, Montevideu e Buenos Aires. Este paquete correio, que pertencia à Royal Mail Lines, Ltd (Mala Real Inglesa) foi conduzido de entrada pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior e de saída pelo seu colega Manuel Pinto da Costa.



O paquete correio HIGHLAND CHIEFTAIN demandando o porto de Leixões em 11/1958 / foto de F, Cabral . Porto /.


O HIGHLAND CHIEFTAIN, 166m/14.131tb, duas chaminés, dois mastros, duas máquinas a óleos pesados, que lhe conferiam uma velocidade de 15 nós, possuía acomodações para passageiros de 1ª classe: 150; 2ª classe: 70 e de 3ª classe: 500. Construído pelo estaleiro Harland & Wolff, Belfast, foi lançado ao mar para a Nelson Line a 21/06/1928 e partiu para a sua primeira viagem a 21/02/1929, quando deixou o porto de Londres com destino ao porto de Buenos Aires, fazendo escala em portos intermédios. Em 1932, tal como os seus irmãos, foi transferido para o seu novo armador Royal Mail Steam Packet Company (Mala Real Inglesa). Em 1939, com o eclodir das hostilidades, foi convertido em transporte de tropas e a 11/10/1940 no porto de Liverpool sofreu vários danos, devido a ter sido atingido por ataque aéreo da “Luftwaffe”.



O paquete correio HIGHLAND CHIEFTAIN com as cores do seu primitivo armador a Nelson Line / imagem de autor desconhecido - photoship Co. UK /.


Terminadas as hostilidades, em 1948, após ter sofrido beneficiações, retomou o serviço comercial de carga e passageiros para o Brasil e Rio da Prata, escalando na sua rota para o sul os portos de Boulogne.Sur-Mer/Cherburgo, Vigo, Leixões e Lisboa e assim continuou até ter sido vendido ao armador Calpe Shipping Co., Gibraltar, em Janeiro de 1959. Registado como CALPEAN STAR passou a ser utilizado como depósito flutuante da indústria baleeira e também como navio transportador congelador de carne de baleia. Em Março de 1960 sofreu grave avaria no fundo do casco ao largo do arquipélago da Geórgia do Sul, tendo sido rebocado para o porto de Montevideu, a fim de sofrer reparações. Depois de reparado, quando se preparava para largar de rumo a Gibraltar encalhou, após o compartimento das caldeiras ter pegado fogo, tendo sido abandonado e lentamente foi-se desintegrando até ao ano de 1965, quando os destroços foram desmantelados para sucata.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Royal Mail Lines, Ltd.

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: