terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 139

O REBOCADOR "LUSITÂNIA" SOCORREU BARCOS DE PESCA EM DIFICULDADES DIANTE DA PRAIA DA AGUDA, V. N. DE GAIA


O rebocador LUSITÃNIA acostado a um vapor no porto de Leixões /foto de autor desconhecido - colecção F. Cabral /


A 01/02/1934, dia de nordestada viva, encontravam-se por alturas do mar da Aguda alguns barcos fanéqueiros a debaterem-se com a maresia formada por aquele vento. Visto aquelas pequenas embarcações de remos e vela não conseguirem progredir para norte, nem tão pouco varar na praia, o patrão da lancha salva-vidas da praia da Aguda, comunicou ao Departamento Marítimo do Norte sobre o que se estava a passar e face à situação, foi requisitado o rebocador LUSITÂNIA, que se encontrava ancorado no porto de Leixões, a fim de ir em auxilio das ditas embarcações de pesca. O salva-vidas CARVALHO ARAÚJO ficou impossibilitado de sair por se lhe ter avariado o motor.

Dado que o mestre do rebocador não se encontrava a bordo, o patrão-mor da capitania do porto de Leixões requisitou um piloto da barra para capitanear o rebocador, cabendo tal tarefa ao piloto Alfredo Pereira Franco. O LUSITÂNIA deixou o porto de Leixões às 19h30 e regressou às 23h00 conduzindo a reboque oito embarcações. Também a lancha dos pilotos P4 entrou a barra do Douro trazendo um barco da praia da Afurada.

Fonte: José Fernandes Amaro Júnior

(continua)

Rui Amaro

domingo, 2 de janeiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 138

O VAPOR PORTUGUÊS "PORTO" QUE MAIS TARDE RECEBEU O NOME DE "AVIZ" DEMANDOU PELA PRIMEIRA VEZ O PORTO DE LEIXÕES


A 23/01/1934, pelas 14h00, entrou pela primeira vez no porto de Leixões o vapor Português PORTO, da praça de Lisboa, tendo o piloto Alfredo Pereira Franco dado entrada e saída. Aquele mesmo vapor, que foi adquirido para servir a carreira do norte da Europa, mais tarde, foi registado com o nome de AVIZ e a 16/02/1934 escalou o porto de Leixões já ostentando o seu novo nome.

PORTO - 68,1m/ 847tb/9nós ; 10/1902 entregue por N.V. Werf Voorhen Rijkee & Co., Rijkee, as IMPORT for N.V. Rotterdam-London Stoomvaart Maasts. (Geuken), Roterdão; 01/1934 PORTO, Companhia Atlantica de Navegação., Lda. Lisboa; 02/1934 AVIZ, armador anterior; 12/03/1934 sofreu um acidente à entrada do porto de Leixões, tendo sido varado num areal dentro do porto, e mais tarde foi safo pelo rebocador Dinamarquês VALKYRIEN, que o conduziu a reboque para Lisboa, onde foi desmantelado para sucata.

Relato mais desenvolvido do acidente será postado oportunamente.

Fontes: José Fernandes Amaro Junior, Lloyd's Register of Shipping.

(continua)

Rui Amaro