sábado, 23 de abril de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 174

O VAPOR NORUEGUÊS "FREDVILLE" SOFRE TRIPLO INCIDENTE EM DEMANDA DO ANCORADOURO NO RIO DOURO

FREDVILLE / foto de autor desconhecido - Lillesand Sjomannsforening /.



A 13/04/1935, pelas 12h00, demandava o rio Douro o vapor Norueguês FREDVILLE, piloto Francisco Piedade, todavia a dado momento ficou sem governo por qualquer avaria da máquina do leme, deixando de obedecer ao comando e desgovernado foi encalhar nas pedras do enrocamento do cais da Meia Laranja, de nada lhe valendo dar fundo com o ferro de estibordo e máquina a trabalhar de força à ré. Após algumas tentativas de marcha à ré, vomitando rolos de fumo negro pela chaminé, consegue desencalhar e suspendendo o ferro seguiu rio acima sempre a governar bastante mal.
Quando passava diante da ínsua do Ouro voltou a desgovernar demasiadamente e acabou por encalhar naquela ínsua. De imediato compareceram os rebocadores NEIVA e MARS 2º. O primeiro passou o cabo de reboque e puxando conseguiu safar o FREDVILLE da situação critica em que se encontrava, voltando a prosseguir a sua rota, e alcançado o lugar do Bicalho, apesar de auxiliado pelo rebocador NEIVA desgovernou pela terceira vez, sendo obrigado a largar o ferro de estibordo, felizmente sem embater nas pedras e recolhendo a amarra, regressou ao canal e foi finalmente dar fundo no lugar de Santo António do Vale da Piedade a dois ferros com cabos para a margem e ancorote dos pilotos pela popa como era usual, sem mais novidade.
Este triplo incidente fez atrair às margens muitos populares, que expressavam os seus comentários. Quando das duas primeiras situações, além dos rebocadores, acorreram as lanchas dos pilotos, levando a bordo alguns pilotos e o seu pessoal, a fim de prestarem auxilio nos trabalhos de reflutuação, nomeadamente no encalhe da Ínsua do Ouro.
FREDVILLE - 76m/ 1.150tb/ 9nós; 07/1917 entregue por Wilton's Eng. & Slipway Co., Roterdão, as AGNETA for Stoomboot Maats. Leonora, operador Jos. Poorter, Roterdão; 1921 FREDVILLE, Neville Shipping Co., Ltd., operadore M. H. Green, Londres; 1933 FREDVILLE, Brynmoor Steamship Co., Ltd., Swansea; 1933 FREDVILLE, A. Wihuri, Helsinquia; 1934 FREDVILLE, Fredavore O/Y, Helsinquia; 1935 FREDVILLE, Halbert Mikkelsen, Sandfjord; 10/1939 FREDVILLE, Skibs A/S Rikke, operador Jens Andt Morland, Arendal, operador W. A. Soute, Newcastle; 11/01/1940, em viagem do porto de Drammen, Noruega, transportando um carregamento de madeira para o porto de Methill, Escócia, onde iria carregar carvão para o porto de Oslo, consta ter sido torpedeado pelo submarino Alemão U-23 a leste das ilhas Orkney.
A tripulação tratou de se salvar nas baleeiras de bordo, e fez-se ao largo, se bem que o capitão permaneceu a bordo acabando por chamar a tripulação que subiu a bordo, visto o vapor continuar a flutuar. O 2º piloto desceu aos porões e verificou, que os danos eram mínimos. Porém, quando tudo parecia calmo uma segunda explosão eclodiu, causando o rebentamento da máquina e da caldeira, fazendo com que o FREDVILLE alquebrasse e submergisse em poucos minutos. Um vapor Sueco que navegava nas imediações recolheu os sobreviventes, que vinham em estado lastimoso levando-os para Kopervik. Das Dezasseis vidas a bordo, apenas cinco se salvaram.
No inquérito marítimo, que teve lugar em Arendal a 16, os sobreviventes disseram terem sentido apenas duas explosões e tudo levou-os a crer, que tivessem sido provocadas por choque com minas e não por torpedeamento, dado que não notaram qualquer presença de submarinos e até porque ambos os costados do seu vapor ostentavam as cores de sinalização convencional de país neutro. No entanto o capitão do U-23, Kplt. Otto Kretschner reivindicou o ataque.


Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lillesand Sjomannsforenning; Norwegian Merchant Fleet 1939/45; U-Boat Net.
(continua)
Rui Amaro

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