quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 126

O VAPOR INGLÊS "CARTERSIDE" DESEMBARCA NO RIO DOURO OS NÁUFRAGOS DO LUGRE VIANENSE "NOSSA SENHORA DA LAPA"


A 06/10/1933, pelas 17h00, entrou a barra do Douro o vapor Inglês CARTERSIDE, piloto Mário Francisco da Madalena, que navegando ao largo da costa do Algarve recolheu sete homens, que compunham a tripulação do lugre Português NOSSA SENHORA DA LAPA, da praça de Viana do Castelo, que se afundara por alturas de Faro devido a incêndio, que devorou o lugre carregado de pranchas e toros de pinho no porão e parte no convés, quando navegando à vela rumava aos portos de Almeria e Dénia, na costa do sul de Espanha.

O CARTERSIDE que procedia do porto de Cadiz e destinava-se ao porto de Londres, encontrava-se ao serviço da Anglo Portuguese Line, representada na cidade do Porto pela firma J. T. Pinto de Vasconcelos & Cia Lda., foi amarrar no lugar das Escadas da Alfândega, onde foram desembarcados os náufragos, que eram capitaneados pelo Comandante Fernando Oliveira da Velha e pelo seu piloto Manuel Gordinho, ambos de Ílhavo.

NOSSA SENHORA DA LAPA - Data-Base não encontrada.

CARTERSIDE – 64m/ 824tb/ 10 nós/ máquina à ré/ duplo fundo; 04/1917 entregue por Bartram & Sons, Ltd., Sunderland, como ENNISTOWN a Harrison Sons & Co.; Cardiff; 1922 SUNNYCROFT, Triumph Steamship Co., UK; 1923 CARTERSIDE, Side Shipping Co. Ltd., gestores Comnnel & Grace, Newcastle; 1936 YEWKYLE, j. Stewart & Co., Glasgow; 19/01/1945 afundado devido a colisão com o vapor Inglês SYLVIA BEALE, 69m/1.848tb, em rota do Blyth para Portslmouth, ao largo da costa de Suffolk.

Existe imagem do ENNISTOWN na página do estaleiro Bartram & Sons, Ltd. ©

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Bartram & Sons, Ltd.

(continua)

Rui Amaro

4 comentários:

Luis Filipe Morazzo disse...

Caro Rui Amaro

Aqui vai uma pequena achega sobre o palhabote “Nossa Senhora da Lapa”, são estes os únicos dados que eu consegui retirar da minha BD sobre este navio. Tratava-se de um lugre com um deslocamento de 261 toneladas, pertencia à praça de Viana, encontrava-se em viagem de Viana para Casablanca, com um carregamento completo de madeira. No dia 22-04-33, navegava ao largo de Faro, quando foi vítima de um incêndio seguido de uma forte explosão, causas que vieram a motivar o seu naufrágio.

Aproveito para endereçar ao meu amigo e a toda a sua “Tripulação” mais chegada, umas Festas com bons ventos e águas sempre safas

Saudações marinheiras
Luis Filipe Morazzo

Rui Amaro disse...

Amigo Morazzo
Estou-lhe nuito grato pela "achega" sobre detelhes do lugre NOSSA SENHORA DA LAPA, que julgo ter sudi um lugre latino de tr~es mastros, de qualquer maneira estou a procurar mais elementos com a ajuda de "ship lovers" aqui do Porto.
Estou a agradecer e retribuir os votos da Quadra Festiva.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

openwaters disse...

Olá,gostaria de saber se já tem mais informação sobre este acidente e se os diarios de bordo ou o relatorio dos sobreviventes indicam alguma possição.
Encontrei uma caldeira de navio e parte da sua extrutura mas muito degradada e parece ser possivel ser este navio

Felizardo

Rui Amaro disse...

Caro Felizardo

Em minha opinião o lugre de três mastros NOSSA SENHORA DA LAPA não possuía qualquer caldeira pois parece que era um puro navio à vela ou então à vela e com motor auxiliar de combustão utilizando gasóleo pelo que não possuem caldeira. Os navios de máquina a vapor utilizando carvão ou nafta é que possuem caldeira.
Os diários de bordo dos capitães, oficiais ou mestres dentro do possível, em caso de naufrágio são trazidos de bordo, e lá deve constar as coordenadas do local do naufrágio, além desses documentos o capitão ou mestre apresentam na capitania do porto onde desembarcam um relatório chamado de "Protesto de Mar", onde entre outros items consta as coordenadas onde o seu navio naufragou.
È tudo o que posso esclarecer e sempre ao dispor.
Abraço
Rui Amaro