quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 152



O PETROLEIRO PORTUGUÊS "COIMBRA" EM LEIXÕES

A 31/05/1934, pelas 19h00, entrou no porto de Leixões o petroleiro Português COIMBRA, que se encontrava ao serviço da Socony Vacuum, tendo atracado de popa ao cais acostável do Molhe Sul e de proa virada a norte a dois ferros, a fim de descarregar gasolina, ficando de permanência a bordo o piloto, que lhe deu entrada e saída, Júlio Pinto de Almeida, na eventualidade de uma largada de emergência. O petroleiro ficou amarrado naquela posição, sendo a trasfega efectuada através de mangueiras estabelecidas para terra, a fim de evitar embates perigosos contra a muralha devido à ondulação, que sempre se fazia sentir dentro do porto.

COIMBRA (1) - 120m/ 4.926gt/ 11 nós; 04/1916 entregue pelos estaleiros Greenock & Grangemouth Dockyard Co., Ltd., Greenock, como VENNACHAR para o armador Gow Harrison & Co., Glasgow; 1923 WANDSWORTH WORKS, Vaccuum Oil Co., Rochester; 1932 COIMBRA, Empresa de Navegação Luso marroquina, Lda., Lisboa, continuando a operar para a Vacuum Oil Co.; 13/11/1935 entregue a sucateiros para desmantelamento no porto de Lisboa.


Desenho do petroleiro Inglês COIMBRA visualizado por Rui Amaro

COIMBRA (2) - O estaleiro Howaldtswerke AG., Kiel, em 1937 lançou à água um petroleiro denominado COIMBRA, 129m/6.768tb, bandeira Inglesa, para o armador Standard Vacuum Transportation Co. Ltd., Londres, o qual foi torpedeado em 15/01/1942, na costa de Long Island à vista de terra, pelo submarino Alemão U123, perecendo no inferno de chamas 36 tripulantes, incluindo o seu capitão, salvando-se apenas 6 elementos bastante maltratados. Esse novo petroleiro, que foi um dos primeiros navios aliados a ser atacado junto da costa dos E.U.A., transportava na ocasião do ataque um carregamento completo de óleos lubrificantes para Inglaterra, caso não se tivesse iniciado a segunda guerra mundial, arvoraria o pavilhão de Portugal, substituindo o referido petroleiro Português COIMBRA, que entretanto fora abatido.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lloyd's Register of Shipping.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.


domingo, 13 de fevereiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 151

O NAVIO-ESCOLA POLACO "ORP ISKRA" (1) DEMANDOU O PORTO DE LEIXÕES


ORP ISKRA (1) /autor desconhecido . Photoship Co., UK /.


A 27/05/1934, pelas 18h00, fundeou na bacia do porto de Leixões, o lugre-motor escola de três mastros Polaco ORP ISKRA (1), piloto José Fernandes Amaro Júnior, procedente de Cherbourg. Aquele navio escola efectuava um cruzeiro de instrução de cadetes da Escola Naval da Polónia, e passados dois dias saiu, piloto Manuel Pinto da Costa, rumando ao porto Tunisino de Bizerta.

http://histmag.org/?id=3134

http://www.polishnavy.pl/PMW/ships/auxiliary/iskra/iskra_01.gif

ORP ISKRA (1) – 50,72m/ 373,22tb/ área bélica 693,3m2/ 70 tripulantes e alunos; 1917 entregue pelo estaleiro G. M. Muller, Foxhol, como VLISSINGEN a Zeevaartr Mij., gestores. Hudig & Veder, Roterdão; 1921 ST. BLANC, A. Kennedy Ltd., Glasgow; 01/01/1927 ISKRA, adquirido pela Marinha de Guerra Polaca, tendo navegado de Grangemouth para Gdinia sob temporal desfeito; 05/6/1928 ORP ISKRA (1), sofreu modernização na doca seca do estaleiro Danziger Werft und Eisenbahnwerkstaten A.G. e de seguida iniciou cruzeiros de treino no mar Báltico; 13/09/1939 resgata a tripulação do navio Francês PLUTON, que fora vítima de explosão no convés; 30/12/1940 ORP ISKRA (1) vindo do Mediterraneo, devido à situação de guerra acolhe-se a Gibraltar e é emprestado à Marinha Real Britânica; 03/1941 HMS PIGMY, navio de apoio à 8ª esquadrilha de submarinos e lanchas torpedeiras; 31/03/1941 ISKRA, navio caserna em Gibraltar; 11/08/1941 ISKRA, navio depósito das forças costeiras Britãnicas; 19/01/1945 ISKRA desactivado; 1947 ISKRA em trabalhos de restauração nos estaleiros de Gibraltar e Portsmouth; 04/1948 ORP ISKRA (1), reentra ao serviço da Marinha de Guerra da Polónia; 1977 ORP ISKRA (1), abatido ao efectivo; 1980 ISKRA desnantelado para sucata; 1982 entrou ao serviço um novo navio-escola, um lugre-patacho, que também foi baptizado com o nome de ORP ISKRA (2), e ainda hoje está ao serviço da Escola Naval da Polónia, tomando parte em vários eventos marítimos internacionais e como tal escalou o rio Douro em 1994, inserido na Cutty Sark Tall Ships Race – Prince Henry Memorial.


O ORP ISKRA (2) saindo a barra do Douro em 07/08/1994, aquando da Cutty Sark Tall Ship's Race / Prince Henry Memorial 1994 - Plymouth, Corunha, Porto / Rui Amaro /.


ORP ISKRA (2) – 50,3m/ 381tb/ 11nós/ 65 tripulantes e alunos/ Área bélica 1.050m2; 11/08/1982 entregue pelo estaleiro Stocznia Gdanska, Gdansk, à Marinha de Guerra da Polónia, Gdinia; 12/02/2011 continua em serviço activo: Gémeos: POGORIA, Polaco / KALIAKRA, Bulgaro.

ORP correponde a "Okręt Rzeczypospolitej Polskiejpolarize" / "Navio de Guerra da Republica da Polónia".

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Marinha de Guerra da Polónia, Photoship Co. Uk

(continua)

Rui Amaro


ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.