quinta-feira, 2 de maio de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 289


RADARES PARA AS LANCHAS “P9” E “P10”



A lancha P10 saindo o porto de Leixões / Revista A FLAMA /.

A 24/02/1956, a fim de tratarem da aquisição dos radares para as lanchas P9 e P10, deslocaram-se a Lisboa o piloto-mor José Fernandes Tato e o piloto João dos Santos Redondo e a 02/03 seguiram o sota-piloto-mor Mário Francisco da Madalena, cabos-pilotos Aires Pereira Franco e Francisco Campos Evangelista e o piloto José Fernandes Amaro Júnior. No dia 04/03, a convite dos seus colegas do porto de Lisboa, assistiram no Estádio da Luz ao encontro de futebol entre o S.L.Benfica e F.C.Porto, cujo resultado final foi de 2-1 a favor da equipa da casa.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro


ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 288


QUATRO NOVOS PILOTOS DA BARRA


A NRP DOURADA na doca nº 1 do porto de Leixões /F. Cabral, Porto/


Dois dos novos pilotos da barra, da esquerda para a direita, entre outros pilotos veteranos: O primeiro Manuel Garção Ferraz e o quinto José Teixeira Lencastre / foto do piloto António Natalino Cordeiro /.

A 07 e 08/03/1955, a bordo do NRP DOURADA, lancha da fiscalização das pescas, apresentaram-se 14 candidatos a piloto da barra do Douro e Leixões, sendo o júri presidido pelo Cte. João Pais, chefe do Departamento Marítimo do Norte; Cte. Coutinho Lanhoso, adjunto do chefe do Departamento; 2Ten Ferreira, patrão-mor; José Fernandes Tato, piloto-mor e Joel da Cunha Monteiro, sota-piloto-mor. Daqueles candidatos, foram classificados os seguintes: Alberto Feliciano Pereira Encarnação e Manuel Garção Ferraz, ambos de Lisboa, Jorge Salgueiro, da Lourinhã e José Teixeira Lencastre, da Foz do Douro, os quais foram nomeados pilotos provisórios pelo Diário do Governo de 26/04/1955.
Fonte; José Fernandes Amaro Júnior.
(continua)
Rui Amaro


ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.