domingo, 5 de dezembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 123

O PETROLEIRO “BRITISH HOPE” DESEMBARCOU EM LEIXÕES A TRIPULAÇÃO DO VAPOR “MAGYAR” QUE HAVIA NAUFRAGADO AO LARGO DE AVEIRO


BRITISH HOPE


A 18/09/1933, pelas 18h00, arribou ao porto de Leixões, tendo ancorado a meio da bacia a dois ferros o petroleiro Inglês BRITISH HOPE, piloto José Fernandes Amaro Júnior, a fim de desembarcar a tripulação do vapor Húngaro MAGYAR, que se afundara ao largo da costa de Aveiro, Aquele petroleiro, que procedia do Golfo Pérsico, deixou o porto de Leixões às 21h30, piloto Manuel Pinto da Costa, de rumo ao porto de Londres.

BRITISH HOPE – 140m/ 6.951tb/ 10 nós/ 03/1928 entregue por Caledobn Shipbuilding & Engineering Co., Ltd., Dundee, à British Tanker Oil Co., Ltd., Glasgow; 11/10/ 1957 arrived Milford Haven for breaking up.

MAGYAR – 101m/ 2.808tb/ 10 nós; 12/1907 entregue por Stephenson, Hebburn-on-Tyne, como STELLA A Navigazione Libera Triestina SA, Trieste; 1915 INGUL, Russia Navy; 1918 STELLA; 1930 MAGYAR, Pannonia Hungarian; Budapeste; 17/09/1933 colidiu com o petroleiro BRITISH HOPE e acabou por se afundar.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index

Imagem: Photoship Co., Uk – autor desconhecido.

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: