sexta-feira, 7 de junho de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 298

O NAVIO –MOTOR INGLÊS “ARRAN MAIL” ENTRA EM LEIXÕES CAPITANEADO POR UMA SENHORA


O ARRAN MAIL demandando o porto de Leixões a 27/01/1952 / (c) Foto Mar, Leixões


Mrs. Doris Houillon, seu marido e alguns tripulantes / Jornal de Noticias /


A 27/01/1952 demandava o porto de Leixões arribado para bancas e abastecimento de víveres, o pequeno navio-motor Inglês ARRAN MAIL conduzido pelo piloto Manuel Pereira, que o foi ancorar a dois ferros ao norte, e que procedia das Ilhas do Canal e se destinava ao Mediterrâneo.
Nada de importante seria notícia, se o ARRAN MAIL não viesse comandado por uma senhora, o que era uma novidade naqueles anos, a capt. Mrs Doris Houillon, cujo marido fazia parte da tripulação.
 ARRAN MAIL – ID no. 4059/ Navio-motor de 2 hélices/ 30,38m/ 137tb/ 10 passageiros/ 12 nós: 07/1936 entregue por William Denny & Brothers, Dumbarton, a Caledonian Steam Packet Company para o trafego de carga, passageiros e correio, entre Ardrossan e Arran; 2ª guerra mundial serviu como “tender” em Gourock; 1951 a partir deste ano passou por vários armadores Ingleses; 1954 SAINT ERNEST, Allen Shipping, Ltd., Alderney, que o empregou no tráfego da fruta e tomate, a partir das ilhas do Canal; 19/01/1962 foi dado como desaparecido com todos os seus cinco tripulantes, devido a um intenso temporal.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Jornal de Noticias, Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 297

O PILOTO JOSÉ FERNANDES AMARO JÚNIOR ASSUME O CARGO DE CABO-PILOTO INTERINO


O piloto José Fernandes Amaro Júnior a bordo do navio-motor Alemão OLBERS, década de 50.


A 23/06/1951 o piloto Eurico Pereira Franco, o mais antigo da corporação, falecia após doença prolongada, pelo que a 01/07/1951, devido ao período de férias anuais do piloto-mor, sota-piloto-mor e cabo-piloto, o piloto José Fernandes Amaro Júnior, como sendo então, o piloto com mais anos de serviço, assumiu o cargp de cabo-piloto interino para os meses de Julho, Agosto e Setembro, regressando à sua função de piloto em 29/09/1951, continuando no período de férias dos anos seguintes até à sua aposentação em 1957.
O cabo-piloto tinha função de conduzir a lancha de pilotar, e distribuir o serviço de escala fora da barra pelos navios de entrada.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)

Rui Amaro