sábado, 1 de maio de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 58

OS VAPORES FRANCESES “PENTHIEVRE” E “PENERF” PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO DOURO


A 04/02/1931, pelas 13h40, demandou a barra do Douro, pela primeira vez, o vapor Francês PENTHIEVRE consignado aos agentes Orey Antunes & Cia Lda, tendo sido conduzido pelo piloto José Jeremias dos Santos e foi amarrar no lugar dos Vanzelleres e no dia 5 saiu a barra dirigido pelo piloto Júlio Pinto de Carvalho acompanhado pelo praticante António Duarte. Aquele vapor servia o tráfego entre o porto de Nantes e os portos de Marrocos, passando a escalar os portos do Douro/Leixões, Lisboa, regularmente.

O PENTHIEVRE, 88m/2.382tb, foi construído em 1922 pelos Anciens Chantiers Dubigeon, Le Havre, por encomenda do armador Compagnie Nantaise de Navigation à Vapeur, Nantes, tendo sido vendido em 1937 à Compagnie Generale Transatlantique, Paris, conservando o mesmo nome. Em 02/03/1943 foi atacado e afundado pelas baterias de costa Britânicas, quando no estreito de Dover, entre Cap Gris Nez e Calais, navegava ao serviço do governo Francês de Vichy.

A 13/02/1931, pelas 10h45, entrou a barra do Douro, também pela primeira vez, o vapor Francês PENERF do mesmo armador e afecto ao mesmo tráfego do vapor PENTHIEVRE, tendo sido pilotado pelo piloto Pedro Reis da Luz, que o amarrou no lugar dos Vanzelleres. Deixou a barra do Douro a 14, conduzido pelo piloto Júlio Pinto de Carvalho.

O PENERF, 85m/2.151tb, foi construído pelo estaleiro Britânico Napier & Miller, Clyde, por encomenda do armador Compagnie Nantaise de Navigation à Vapeur, Nantes, tendo sido vendido à Compagnie Generale Transatlantique, Paris, conservando o mesmo nome. Em 14.04.1943, quando navegava a cinco milhas a Leste de Cap d’Antibes, ao serviço governo Francês de Vichy, foi torpedeado e afundado por um submarino aliado. Do afundamento pereceram vinte vidas.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior e Miramar Ship Index.

(continua)

Rui Amaro