terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 125

O PAQUETE CORREIO INGLÊS “HIGHLAND PATRIOT” EM LEIXÕES



HIGHLAND PATRIOT / postal da Royal Mail Lines /


A 06/10/1933, pelas 17h00, demandou o porto de Leixões, pela primeira vez, fundeando ao sul a dois ferros, o paquete Inglês HIGHLAND PATRIOT da Royal Mail Lines, Ltd. (Mala Real Inglesa), 166m /14.157tb/ 16 nós, em viagem dos portos de Londres, Cherbourg e Vigo para os portos de Pernambuco, Rio de Janeiro, Santos, Montevideu e Buenos Aires com escala pelos portos de Lisboa e Las Palmas. Aquele paquete correio, que escalou o porto de Leixões para desembarque e embarque de passageiros, foi pilotado de entrada pelo piloto Manuel Pinto da Costa e saiu passadas quatro horas, dirigido pelo piloto Carlos de Sousa Lopes. O seu agente na cidade do Porto era a firma Tait & Co. Ltd.

O HIGHLAND PATRIOT era de características idênticas aos seus gémeos HIGHLAND BRIGADE, HIGHLAND CHIEFTAIN, HIGHLAND HOPE, HIGHLAND MONARCH e HIGHLAND PRINCESS, tendo sido lançado à água a 10/12/1931 e entregue a 14/05/1932 pelo estaleiro Harland & Wolff, Belfast, para Nelson Line, a fim de substituir o HIGHLAND HOPE, que em 19/11/1930 se perdeu por encalhe nos Farilhões, Ilhas Berlengas, com a perda de uma vida. Em 1932, juntamente com os seus gémeos, foi transferido para a Royal Mail Lines, Ltd.


HIGHLAND HOPE encalhado nos Farilhões - Ilhas Berlengas / colecção F. Cabral - Porto /


A 29/12/1939, navegando sem escolta, o HIGHLAND PATRIOT foi atacado por engano pelo submarino Francês FRESNEL ao largo das Ilhas Canárias, que julgava ter um navio de pavilhão Germanico no alvo, felismente não resultou danos físicos nem materiais.

Logo após o início da guerra foi requisitado pelo Ministério da Guerra e Transportes (M.O.W.T) e a 01/10/1940 era torpedeado e afundado pelo submarino Alemão U-38, Kptl. Heinrich Liebe, quando a 500 milhas para oeste de Bishops Rock, sem escolta, se dirigia ao Clyde. Das 171 vidas a bordo, 3 foram consideradas desaparecidas. Os sobreviventes foram recolhidos pelo HMS WELLINGTON (L65), Cdr.R.E. Hyde Smith, RN, sendo desembarcados em Greenock.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; U-Boat Net, Royal Mail Lines.

(continua)

Rui Amaro

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