domingo, 28 de novembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 116

O “LANCASTRIA” DA CUNARD LINE ESCALOU LEIXÕES COM EXCURSIONISTAS



A 06/06/1933, pelas 06h00, demandou o porto de Leixões o paquete Inglês LANCASTRIA, 169m/ 16.243tb/ 2 hélices/ 16,5 nós, transportando 565 excursionistas, que se espalharam pela vilas de Matosinhos, Gaia e cidade do Porto, ficando fundeado a dois ferros a meio da bacia, cuja manobra foi conduzida pelo piloto Manuel Pinto da Costa.

Aquele paquete, pertencente à famosa companhia de navegação The Cunard Steamship Co., Ltd. - Cunard Line, Liverpool, armadora dos actuais transatlânticos QUEEN MARY 2, QUEEN VICTORIA e QUEEN ELISABETH, vinha em 26 pés de calado e fez-se ao mar pelas 19h00, orientado pelo piloto Hermínio Gonçalves dos Reis, rumando aos portos de Villagarcia, La Corunha, Le Havre e Southampton. Os rebocadores “MARS 2º” e “LUSITÂNIA” prestaram-lhe assistência, tanto de entrada como de saída, por ordem dos agentes Garland, Laidley & Co., Ltd., que eram os armadores daquele primeiro rebocador.

O LANCASTRIA foi lançado ao mar a 31/05/1920 pelos estaleiros William Beardmore & Co., Glasgow e entregue a 12/06/1922 somo TYRRHENIA. Em 1924 o nome foi alterado para LANCASTRIA, e chegou a ter o seu casco pintado de cor branca, enquanto utilizado como paquete de cruzeiros.

1934 LANCASTRIA, Cunard White Star Line, Liverpool

Em 1939 o LANCASTRIA foi requisitado pelo Almirantado Britânico, tendo sido adaptado a transporte de tropas. A 17 de Junho de 1940, ao largo das praias de St. Nazaire, foi bombardeado e afundado em vinte minutos pela Força Aérea Alemã, quando se encontrava a embarcar refugiados e tropas evacuadas de França. Das cerca de 5.000 pessoas a bordo, salvaram-se apenas 2.477.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Miramar Ship Index, Cunard Line.
Imagem: Cunard Line, Liverpool

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: