sábado, 27 de novembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 115

O RMSP “DESEADO” ESCALA LEIXÕES NO REGRESSO A LONDRES



A 31/05/1933, pelas 17h00, entrou no porto de Leixões o paquete inglês DESEADO, 157m/11,475tb, pertencente à The Royal Mail Steam Packet Company (Royal Mail Lines), mais identificada em Portugal e Brasil como Mala Real Inglesa, cujos navios, usualmente escalavam o porto de Leixões na sua viagem para sul, passaram-no agora fazer também de sul para norte, isto é na vinda dos portos da América do Sul em viagem para Londres.

O DESEADO, que possuía acomodações para 944 passageiros, na sua grande maioria emigrantes, desembarcou 38 passageiros e embarcou 30 destinados a Southampton. O piloto Alfredo Pereira Franco deu entrada e o seu colega Joaquim Matias Alves deu saída pelas 20h00. A firma Tait & Cia., Lda era o seu agente na cidade do Porto. Aquele paquete foi construído em 1911 pelo famoso estaleiro Harland & Wolf, Belfast, sobreviveu à guerra de 1914/18 afecto ao serviço comercial com o Rio da Prata, transportando carne da Argentina devido à sua enorme capacidade frigorífica.

A 19/01/1917, em plena baia da Biscaia, o DESEADO debaixo de muito mau tempo, foi perseguido e atacado à superfície por quatro “u-boots”, os quais foram incapazes de manejar as suas peças devido à forte agitação marítima, tendo aquele paquete conseguido escapar ao seu afundamento, o que certamente seria uma enorme tragédia. Em 24/10/1934 chegava a Osaka para demolição. Gémeos: DEMERARA, DESNA, DARRO, DRINA.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lloyd’s Register of Shipping; Royal Mail Lines.

Imagem: postal da Royal Mail Lines - minha colecção

(continua)

Rui Amaro

2 comentários:

Fabiano disse...

A Internet é mesmo algo fascinante, pois nos permite saber de coisas que se não fora por ela jamais saberíamos.

ZliaBR disse...

Olá Rui,
Fantástico seu relato. Parabéns!
Meu avô embarcou no "Deseado", que saiu de Liverpool dia 4 de dezembro de 1923; fez escalas na Alemanha, Holanda e em Portugal. Deve terembarcado em "Leixôes" ou Lisboa - não sei. Só sei q chegou ao Porto do Rio de Janeiro numa quinta feira de lua cheia, dia 20 de dezembro de 1923.
Como estava a vida em Portugal nessa época?
Saudações desde o Rio de Janeiro
Zelia