quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ÃSUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 119

O PETROLEIRO NORUEGUÊS “SKOTAAS” ARRIBOU AO PORTO DE LEIXÕES


Foto de autor desconhecido - Lillesand Sjomannsforening, Norway


A 17/08/1933, pelas 17h15, arribou ao porto de Leixões, fundeando a um ferro a meio da bacia, o petroleiro Norueguês SKOTAAS, que veio desembarcar o corpo dum jovem tripulante de nome Anderson, 21 anos de idade, natural da cidade de Oslo. O acidente deu-se pelas 14h30, quando aquele marinheiro se ocupava na pintura de um ventilador, perdendo o equilíbrio, precipitou-se no convés, ficando então, gravemente ferido, acabando por falecer passado uma hora. Dado que o porto acessível mais próximo era o de Leixões, o seu comandante emitiu um rádio para o seu agente e rumou àquele porto, para uma rápida escala.

O corpo do desventurado marinheiro foi desembarcado e transportado para o cemitério de Leça da Palmeira, onde foi sepultado no dia seguinte, após as formalidades legais. Compareceram a bordo além das autoridades competentes o cônsul da Noruega, Luis Jervell e o empregado António Júlio da agência consignatária Jervell & Knudsen, Lda.

O SKOTAAS procedia do porto petrolífero de Constanza, Roménia, tendo abandonado o porto pouco depois, rumando ao porto de Hamburgo, transportando um carregamento de gasolina nos seus tanques. O piloto Hermínio Gonçalves dos Reis, orientou as manobras de entrada e saída.

SKOTAAS – 142m/ 8.190tb/ 11 nós; primitivamente encomendado por AB Alse, Malmo, a AB Gotaverken, Gotemburgo, e vendido a A/S Nanset, gestores Iver Bugge, Larvik, que assumiu o contrato. O casco foi lançado à água por Caledon Shipbuilding & Engineering Co., Ltd., Dundee, em 18/11/1930. Rebocado para Gotemburgo para acabamentos finais pelo estaleiro A/B Gotaverken, Gotemburgo, que o entregou a 30/03/1931 ao armador Norueguês; 1956 vendido a NV Schrepvaart Mij “Mineral”, gestores Wm. Muller & Co. NV, Roterdão; 1956 LOUIS LANTZ, Wm. H. Muller & Co. NV, Roterdão que o converteu em graneleiro/mineraleiro pelo estaleiro Howldtswerke, Hamburgo, tonelagem aumentada para 8.293tb; 01/04/1960 docado em Amesterdão para fabricos, contudo verificou-se que os mesmos eram dispendiosos, e tendo em conta a sua antiguidade foi encostado naquele porto; 22/10/1960 chegava a Bruges para demolição.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lilllesand Sjomannsforening - Norway .

(continua)

Rui Amaro

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