terça-feira, 5 de janeiro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 37


VAPOR HOLANDÊS “IRIS”




A 29.01.1930, pelas 13h00, procedente dos portos de Amesterdão e Vigo entrou a barra do Douro, pela sua primeira vez, consignado aos agentes Jervell & Knudsen, Lda., o vapor Holandês IRIS. O piloto João António da Fonseca foi amarrá-lo no quadro da Alfândega a dois ferros, cabos estabelecidos para terra e ancorote dos pilotos pela popa para Sudoeste.

O vapor IRIS, 70m/909tb, foi lançado ao mar a 14.10.1920 pelo estaleiro H.C. Stulcken & Sohn, Hamburgo, sob o nome de DEUTSCHER RHEIN. Em 1926 foi adquirido ao armador Julius C. Stulcken, Hamburgo, pelo armador Koninklijke Nederlandsche Stoomboot Mij. ( K.N.S.M.), Amesterdão, que o colocou no tráfego da península Ibérica, nomeadamente para Portugal, que serviu até 1953, apenas interrompido durante os anos da guerra de 1939/45. Em 1953 foi vendido a P.G. Cottaropoulis, Puerto Limon, Costa Rica, continuando com o mesmo nome e em 1960 foi adquirido pela Maritime & Financial Co., Panamá, que também lhe preservou o nome. A 13.02.1965 chegava ao porto italiano de Vado Ligure onde foi demolido para sucata.

Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; K.N.S.M.; Kroonvaarders; Miramar Ship Index.

Foto de autor desconhecido/ K.N.S.M ©.

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: