domingo, 3 de janeiro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 34



O VAPOR NORUEGUÊS “REGAL” SOFRE UM INCIDENTE NA BARRA




A 23.01.1930, pelas 08h00, vindo a entrar a barra do Douro o vapor carvoeiro Norueguês REGAL, ao alcançar o lugar da Forcada guinou a bombordo e em face da situação o piloto Eurico Pereira Franco mandou largar o ferro de estibordo para aguentar a forte estocada, devido a águas da serra e ronhentas, além do mau leme do vapor.

Após ter endireitado ao canal, virou o ferro e seguiu rio acima até dar fundo no lugar do cais do Cavaco a dois ferros, cabos para terra e ancorote dos pilotos pela popa para Noroeste sem mais percalços. Aquele vapor procedia do porto Gaulês de Newport com um carregamento completo de carvão.

REGAL – 70m/893tb; 02.1904 entregue por Akers Mekaniske Verksteder A/S, Christiania, como ALA a C. J. Sandberg, Christiania; 1911 REGAL, A. O. Lindvig, Christiania; 1934 NADOD, Eidgo A/S - S. I. Hansen. Tvedstrand; 10.03.1936 naufragou por colisão no Humber.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Miramar Ship Index, Lloyds Register.

(Continua)

Rui Amaro

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