terça-feira, 5 de janeiro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 36

NAVEGAÇÃO DE GRANDE PORTE RESTRINGIDA NO PORTO DE LEIXÕES EM 1930, DEVIDO ASSOREAMENTO ENTRE MOLHES


Desde 25.01.1930, devido ao assoreamento entre molhes, deixaram de entrar no porto de Leixões vapores de grande porte, nomeadamente paquetes. O último foi o paquete Brasileiro ALMIRANTE ALEXANDRINO, piloto Elísio da Silva Pereira, que abandonou o porto sob mau tempo. Anteriormente, fora desassoreado um pouco o banco de areia entre molhes, tendo-se iniciado a escala dos paquetes Alemães GENERAL MITRE, ESPANA, VILLAGARCIA, WERRA e o francês GROIX.



A movimentação de vapores restringira-se a calados abaixo de 22 pés. Entretanto, a 23 de Novembro daquele ano, vinda de Lisboa, chegou a draga Holandesa SURINAME, contratada para dragar a entrada do porto de Leixões, no sentido de ficar com fundos suficientes para normalizar o movimento de embarcações de maior porte e calado de água.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: