segunda-feira, 14 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 226

O ARRASTÃO "JOÃO CORTE REAL" DEMANDA O PORTO DE LEIXÕES PELA PRIMEIRA VEZ

 
 JOÃO CORTE REAL demanda o porto de Leixões em 1952 / Foto Mar /.

A 29/09/1941 vindo dos pesqueiros da Terra Nova e Groenlândia na sua primeira campanha, demandava pela primeira vez o porto de Leixões, sob a orientação do piloto José Fernandes Amaro Júnior, com carregamento completo de bacalhau salgado, o novo arrastão JOÃO CORTE REAL, que devido ao seu excessivo calado de água de 19 pés não lhe foi permitida a entrada na barra do Douro, pelo que teve de arribar ao porto de Leixões, ficando fundeado na Bacia, a fim de aguardar maré mais propicia, a fim de se fazer aquela barra.
JOÃO CORTE REAL – imo 5172327/ 71,1m/ 1.250tb/18.016 quintais de bacalhau salgado/ 12 nós; companha 80; 07/1941 entregue pela Companhia União Fabril (estaleiro da AGPL, Rocha), Lisboa, SNAB – Sociedade Nacional dos Armadores de Bacalhau, Lisboa: 1975 JOÃO CORTE REAL, Pascoal & Filhos, Lda, Lisboa; 1979 MARIA DE RAMOS PASCOAL, Pascoal & Filhos. Lda, Lisboa; 1987 ALPES II, Challenger II SA, Panamá; 12/06/1992 perdeu a hélice seguido de fogo e afundou-se a SE de St. Pierre et Miquelon. Companha salva. Gémeos: ÁLVARO MARTINS HOMEM, JOÃO ALVARES FAGUNDES (1), PEDRO DE BARCELOS.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated

Sem comentários: