sexta-feira, 18 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 229


A LANCHA DE PILOTAR "P5"(1) EM DIFICULDADES FRENTE À BARRA DO DOURO

 
 O n/m tanque Dinamarquês FARO SHELL ex PENTEOLA / cortesia do Museu Marítimo de Elsinore /.

A 24/10/1940, pelas 08h00, a lancha P5,de boca aberta, em serviço de pilotagem, conduzida pelo cabo-piloto Manuel de Oliveira Alegre, estando a bordo o piloto Aires Pereira Franco, mestre Eusébio Fernandes Amaro e o motorista Eduardo Fernandes Melo, quando se aproximava da entrada da barra, após ter pilotado o petroleiro Português PENTEOLA, teve falha do motor, e ficou à deriva a descair para cima do cabeço da barra, local de ondulação perigosa.
De bordo do PENTEOLA, que ao largo aguardava maré para demandar a barra do Douro, o piloto José Fernandes Amaro Júnior e o praticante Henrique Correia Hugo repararam na situação critica, em que se encontrava a lancha e fizeram tocar a sirene do navio de modo contínuo, no sentido de alertar para o que se estava a desenrolar. Da Cantareira, os pilotos apercebendo-se da situação, fizeram sair a lancha P2 tripulada pelo sota-piloto-mor José Fernandes Tato, piloto Eurico Pereira Franco, arrais Armando Pereira Franco e o motorista Joaquim António da Fonseca, a qual apesar da forte ondulação, conseguira aproximar-se da lancha em dificuldades para a rebocar. Entretanto, o motorista Eduardo Fernandes Melo consegue pôr o motor a funcionar, vindo então a lancha acidentada para a Cantareira, comboiada pela P2.   
O alarme dado pela sirene do PENTEOLA, que de seguida entrou a barra e foi atracar à prancha da Shell, junto da encosta da Arrábida, originou, como usualmente nestas situações, grande correria das gentes da Foz dirigindo-se para os lados da barra, indagando sobre o que se estava a passar.
Estou-me a recordar que aí pelos meus 10 anos de idade, como muitas vezes o fazia, o meu pai levou-me com ele, nessa mesma lancha, que ia abordar o vapor Inglês SARDIS que acabara de estar à barra, a fim de embarcar o piloto Cristiano Melo Machado. Após o embarque daquele piloto, o motor da lancha foi-se abaixo, pelo que de bordo do SARDIS lançaram um cabo, e a lancha seguiu a reboque para a barra, só que o cabo rebentou, e a lancha ficou à deriva, ali junto do pior lugar, descaindo para o dito cabeço da barra, e cá o Ruizinho, como um, então já conhecedor dos perigos e manhas da barra, é que já não estava a gostar da situação. O motorista Manuel da Silva Pereira (Carola), vendo o perigo a aproximar-se, esforçava-se por substituir e olear peças, e finalmente, deixou-nos todos a bordo mais aliviados, conseguindo fazer o motor funcionar e lá seguimos para a barra, também comboiados pela lancha P2, que entretanto saiu do cais dos Pilotos em socorro da lancha P5. Curiosamente a lancha P5 (1) naufragou na barra em princípios da década de 50, por se ter rebentado a amarração no ancoradouro da Cantareira, e ter sido levada pela corrente da vazante.
PENTEOLA – imo 5100312/ 55,6m/ 554tb/ 10 nós; 03/1936 entregue por Van der Giessen & Zonen, Krimpen, a/d Ijssel, ao grupo Shell, ficando afecto à Shell Company of Portugal, Lisboa, no transporte de combustíveis ao longo dos portos da costa Portuguesa; 1951 FARO SHELL, Dansk Shell; 1956 PETER, Dansk Shell; 1957 ELA, G. Schlese; 1964 CARLOTTA, August Priolo; 1967 AGIA LAVRA, N. Thanapoulos; 1968 RODOS, P.C. Crissochoidos; 1970 chegava a Perama para demolição..
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciate

Sem comentários: