segunda-feira, 14 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 225


O DESVENTURADO NAVIO-MOTOR HOLANDÊS "SANTA LUCIA" NA BARRA DO DOURO

A 13/02/1940 demandava a barra do Douro em 11 pés de água, procedente de Anvers e Roterdão com carga diversa, o navio-motor Holandês SANTA LUCIA, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, que o foi amarrar no lugar do Guindaste Electrico.
O SANTA LUCIA que vinha consignado aos agentes da Linha Benelux/Portugal "Hammerstein's", a casa Garland, Laidley & Co., Ltd, da praça do Porto, escapara-se para a Inglaterra, como tantos outros navios Holandeses e Belgas, e ficou registado no Netherlands Shipping & Trading Committee, Londres, ficando sob gestão do armador John Kelly, Ltd, Londres.
SANTA LUCIA – Imo 5614817/ 48m/ 379tb/ 10nós; 04/1937 entregue por Royal Niestern Sanders, Delfzijl, a C. S. van Dijk, Groningen; 01/11/1940 naufragou por embate em mina ao largo de Pile Lightm, Belfast- O capitão armador e 3 marinheiros perecerem no desastre, contudo os restantes tripulantes foram resgatados por dois salva-vidas locais.
Fonte: José Fernandes Amaro Junior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

Sem comentários: