terça-feira, 15 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 227


O VAPOR SUECO "HANNAH" ENCALHA NO ENROCAMENTO DO QUEBRAMAR DO ESPORÃO DO PORTO DE LEIXÕES

O HANNAH transportando um carregamento de pranchas de madeira (timber), possivelmente no Báltico / foto de autor desconhecido /.

 A 23/10/1940, pelas 07h00, o vapor Sueco HANNAH que se encontrava ao largo, suspendeu e aproximar-se da costa, foi ao encontro da lancha P4, dos pilotos da Cantareira, que andava em serviço de pilotagem da navegação destinada ao rio Douro.
Como aquele vapor, que tinha chegado de madrugada procedente de Cardiff, com um carregamento de cerca de 1.400 toneladas de carvão para o porto de Leixões, o cabo-piloto Manuel de Oliveira Alegre, instruiu o capitão para se aproximar da entrada do porto de Leixões e aguardar a vinda da lancha P1, que lhe forneceria o respectivo piloto, o qual orientaria a entrada do seu vapor naquele porto.
O capitão do HANNAH assim procedeu, e conservando a bandeira G, pedindo piloto, e desconhecendo o enrocamento do quebra-mar do Esporão, que malgrado não estava assinalado, e que na ocasião parecia submerso, devido à maré alta, foi-se acercando demasiado dos molhes, sem que lhe aparecesse a lancha dos pilotos do porto de Leixões e sem prever o perigo, acabou por embater e encalhar no referido enrocamento, sem possibilidade de se safar, acabando por ser considerado perda total constructiva. O enrocamento pertencia ao então novo quebra-mar cuja construção estava paralisada, por abandono do respectivo empreiteiro estrangeiro, devido à situação de guerra.
Culpas do acidente foram imputadas aos pilotos de Leixões, por tardarem em abordar o HANNAH, mas segundo constava a atracação estaria para mais tarde.
A 17/11/1940, devido à forte ondulação originada por uma enorme tempestade que se abateu sobre a região Norte, o HANNAH, que permanecia encalhado, começou a ser desfeito pela agitação marítima, acabando por desaparecer por completo.

O HANNAH encalhado no enrocamento do esporão do porto de Leixões / foto de autor desconhecido /.

HANNAH – imo 1108756/ 76m/ 1.196tb/ 10nós; 08/1898 entregue pelo estaleiro Shearer, Kelvinhaugh, como ACHROITE a William Robertson Shipowners, Ltd, Glasgow; 29/01/1901 ACHROITE, em viagem de Lowestoft para Cardiff em lastro, devido a danos no hélice, foi rebocado pelo rebocador CLEVELAND e assistido pelo rebocador CHALLENGER à entrada do porto de Newhaven; 1930 HANNAH, G. H. Dahlgren, Suécia; 23/10/1940 naufragou por encalhe à entrada do porto de Leixões.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index; The Glasgow Herald.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated

Sem comentários: