sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 109

A TRAINEIRA “SÃO PEDRO” AFUNDA-SE NA BARRA DO DOURO


Traineiras amarradas no lugar da Afurada, estuário do Douro na década de 30


A 22/01/1933, pelas 22h00, quando a traineira SÃO PEDRO, do centro piscatório da Afurada, entrava a barra e ao alcançar a pedra da Forcada, ao cais Velho, o gualdrope do leme partiu-se, e indo de guinada a bombordo foi encalhar nas pedras do enrocamento daquele cais, todavia desencalhando pelos seus próprios meios acabou por submergir, devido aos vários rombos sofridos, passados quinze minutos, desaparecendo por completo, tendo a sua tripulação sido salva, passando-se para a chalandra de bordo.

Como de costume ocorre à barra uma das lanchas da Corporação de Pilotos e os dois salva-vidas locais do ISN, que não chegaram a intervir dado que a companha da traineira acabou por saltar para o cais Velho, não tendo corrido qualquer perigo.


PERÍODO DE LICENÇA ANUAL (FÉRIAS)

A 25/01/1933, pelas 21h00, o piloto José Fernandes Amaro Júnior, apresentou-se ao cabo piloto Paulino Pereira da Silva Soares, após um período de licença anual de vinte e cinco dias.

Fonte: José Fernandes Amaro Júnior

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: