quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 108

SERVIÇO DE PILOTAGEM NO PORTO DE LEIXÕES A BORDO DO “NRP VASCO DA GAMA” SOB TEMPORAL DESABRIDO



A 16/01/1933, pelas 18h00, começou a formar-se forte ventania de Sudoeste e maresia, que originava bastante ondulação na bacia do porto de Leixões. Às 03h00 do dia 17, como o temporal recrudescesse de intensidade, o piloto José Fernandes Amaro Júnior foi para bordo do NRP VASCO DA GAMA, um cruzador de cerca de 100m/2.400tb, que fora construído em 1875 e demolido para sucata em 1935. Às 08h00 o vento cambou, passando a ciclone de Noroeste e aquele cruzador garrava com frequência, estando por vezes prestes a encalhar, tendo por tal motivo efectuado várias mudanças de ancoradouro. O seu comandante esteve na iminência de abandonar o porto e fazer-se ao largo da costa mas a maresia não o aconselhava. Entretanto, às 20h00 a força do vento abrandou e algum tempo depois tornou-se calmo. O NRP MANDOVY, canhoneira em serviço de fiscalização na costa Norte; o lugre Português VENCEDOR 2º e o vapor Estoniano KLINTS, também passaram pelas mesmas dificuldades.

Em face disso, a 25/01/1933, o piloto da barra José Fernandes Amaro Júnior foi louvado pelo comandante do NRP VASCO DA GAMA, Cte. Castro e Silva e seu imediato Cte Silva Monteiro pelos bons serviços prestados, durante a sua permanência a bordo sob temporal e ciclone desabrido, evitando o encalhe e possível perda daquele cruzador na bacia do porto de Leixões. Na mesma ocasião também foi louvado o piloto Alfredo Pereira Franco por motivos idênticos, que se relacionavam com o seu serviço a bordo do NRP “MANDOVY”.

NRP VASCO DA GAMA – 65,8m/ 2.479d/ 13nós/ guarnição 259; 01/12/1875 lançado à água como corveta-couraçada auto propulsora e velame pelo estaleiro Thames Iron Works, Blackwall, para a Marinha Real de Portugal; 1903 reconstruída e alongada em Italia para 70,9m/ 3.020d/ 15,5nós, passando a classificar-se como cruzador-couraçado; 14/10/1936 chegava ao Clyde para desmantelamento.

http://areamilitar.org/DIRECTORIO/nav.aspx?nn=6

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Página Marinha Portuguesa/Área Militar

(continua)

Rui Amaro

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