quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 17



VAPOR ALEMÃO CASABLANCA



CASABLANCA / (c) imagem de publicaç

ão alusiva à historia da Companhia Oldenburg /.


A 14/08/1929, pelas 10h30, entrava a barra do Douro em 18 pés de calado, na sua viagem inaugural, o vapor Alemão CASABLANCA, piloto Júlio Pinto de Carvalho (Júlio Guerra), ficando amarrado no lugar da Fontinha a dois ferros, cabos para terra e ancorote dos pilotos pela popa ao lançante para Noroeste. Este vapor, que chegara de véspera não entrou devido à maré se meter pela noite dentro, pelo que ficou fundeado ao largo com piloto embarcado.

CASABLANCA, 80m/2,151tb, foi construído em 1929 pelo estaleiro Deutsche Werft AG, Hamburgo, tendo sido entregue em 14/04/1929 ao armador Oldenburg Portugiesische Dampfschiffs Rhederei (O.P.D.R). também de Hamburgo, que o colocou na linha da Península Ibérica e Marrocos.

A 22/06/1930 em viagem de Danzig para Marrocos, perto de Casquets, costa atlântica de França colidiu com o vapor Inglês HENRY STANLEY, acabando por submergir. A sua tripulação era de 24 elementos e tinha acomodação para 10 passageiros.

HENRY STANLEY, 120m/4.028tb; 1929 entregue pelo estaleiro Ardrossan Dry Dock & Shipbuilding Co.,Ltd., Ardrossan, para a African Steamship Co.,Ltd. (Elder Dempster Lines), Liverpool; 07/01/1942 torpedeado e afundado pelo submarino U103, quando em rota de Liverpool para Freetown.



HENRY STANKEY / (c) imagem de publicação alusiva à historia do armador /.


Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Oldenburg Portugiesische Dampfschiffs Rhederei – Reinhart Schmelzkopf e Miramar Ship Index.

(Continua)

Rui Amaro

Sem comentários: