NAVEGAÇÃO ALEMÃ RETORNA AOS PORTOS DO DOURO E LEIXÕES
APÓS A 2ª GUERRA MUNDIAL
O OLBERS retorna a barra do Douro 26/08/1949 ostentando a bandeira metálica Alemã, imposta pelo controlo Aliado / F. Cabral, Porto /.
A navegação mercante
Alemã que praticamente esteve paralisada nos portos, afundada pelas forças
armadas Aliadas, ou requisitada pela “Kriegsmarine”, ficando no final da guerra
com um pequeno número de unidades, pois a maior parte foi entregue às nações Aliadas
como reparação de guerra, e ditribuida pelas marinhas mercantes das nações
Aliadas envolvidas na guerra, que perderam muita da sua frota, devido aos ataques
das forças armadas Nazis.
Muitos das
unidades afundadas nos portos, foram postos a flutuar e reparadas ou mesmo
reconstruidas, retomaram os seus tráfegos regulares para a península Ibérica,
que foi o caso das companhias DDG Hansa, de Bremen, DG Neptun, de Bremen, e
OPDR, de Hamburgo, que de início tiveram a ajuda, serviço combinado, de
armadores Portugueses, caso dos Carregadores Açoreanos, de Ponta Delgada.
O primeiro a
demandar a barra do Douro, conduzido pelo piloto Manuel Pereira Franco, foi o OLBERS a 26/08/1949, que já escalava o Douro/Leixões
anteriormente à guerra, e que foi posto a flutuar, aparecendo no Douro,
completamente reconstruido, e com aspecto moderno, seguiram-se os seguintes:
LATONA, ARION, BELLONA, DELIA, THESEUS, BACCHUS, NIOBE, MERKUR, VICTORIA,
FERONIA, NIXE, VENUS, PYLADES, etc.
04/06/1950 –
SONECK, DDG Hansa, Bremen, piloto Carlos de Sousa Lopes, amarrou no quadro da
Alfandega, ex ORPHEUS, KNSM, Amesterdão.
29/07/1950 –
HUNDSECK, DDG Hansa, Bremen, piloto Manuel Pereira Franco, amarrou a Oeste da
Cabrea, ex ZAANSTROOM, Hollandsche Stoomboot Mij, Amesterdão.
07/03/1951 –
VESTA, DG Neptun, Bremen, piloto Jaime Martins, amarrou nas escadas da
Alfandega. No final da guerra foi posto a flutuar, e apareceu com uma nova
imagem.
10/03/1951 –
HERCULES, DG Neptun, Bremen, piloto Henrique Correia Hugo, amarrou no quadro da
Alfandega. Construido em 1951 na Alemanha.
E daí em diante.
a marinha mercante Alemã em pouco tempo apareceu completamente rejuvenescida
com novas unidades construidas em estaleiros Germanicos.
Fontes: José
Fernandes Amaro Junior.
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que
se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar
de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo.rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal
for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á
VISTA, which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário