sexta-feira, 24 de maio de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 294

NAVEGAÇÃO ALEMÃ RETORNA AOS PORTOS DO DOURO E LEIXÕES APÓS A 2ª GUERRA MUNDIAL

 O OLBERS retorna a barra do Douro 26/08/1949 ostentando a bandeira metálica Alemã, imposta pelo controlo Aliado  / F. Cabral, Porto /.

A navegação mercante Alemã que praticamente esteve paralisada nos portos, afundada pelas forças armadas Aliadas, ou requisitada pela “Kriegsmarine”, ficando no final da guerra com um pequeno número de unidades, pois a maior parte foi entregue às nações Aliadas como reparação de guerra, e ditribuida pelas marinhas mercantes das nações Aliadas envolvidas na guerra, que perderam muita da sua frota, devido aos ataques das forças armadas Nazis.
Muitos das unidades afundadas nos portos, foram postos a flutuar e reparadas ou mesmo reconstruidas, retomaram os seus tráfegos regulares para a península Ibérica, que foi o caso das companhias DDG Hansa, de Bremen, DG Neptun, de Bremen, e OPDR, de Hamburgo, que de início tiveram a ajuda, serviço combinado, de armadores Portugueses, caso dos Carregadores Açoreanos, de Ponta Delgada.
O primeiro a demandar a barra do Douro, conduzido pelo piloto Manuel Pereira Franco, foi o OLBERS a 26/08/1949, que já escalava o Douro/Leixões anteriormente à guerra, e que foi posto a flutuar, aparecendo no Douro, completamente reconstruido, e com aspecto moderno, seguiram-se os seguintes: LATONA, ARION, BELLONA, DELIA, THESEUS, BACCHUS, NIOBE, MERKUR, VICTORIA, FERONIA, NIXE, VENUS, PYLADES, etc.

04/06/1950 – SONECK, DDG Hansa, Bremen, piloto Carlos de Sousa Lopes, amarrou no quadro da Alfandega, ex ORPHEUS, KNSM, Amesterdão.
29/07/1950 – HUNDSECK, DDG Hansa, Bremen, piloto Manuel Pereira Franco, amarrou a Oeste da Cabrea, ex ZAANSTROOM, Hollandsche Stoomboot Mij, Amesterdão.
07/03/1951 – VESTA, DG Neptun, Bremen, piloto Jaime Martins, amarrou nas escadas da Alfandega. No final da guerra foi posto a flutuar, e apareceu com uma nova imagem.
10/03/1951 – HERCULES, DG Neptun, Bremen, piloto Henrique Correia Hugo, amarrou no quadro da Alfandega. Construido em 1951 na Alemanha.

E daí em diante. a marinha mercante Alemã em pouco tempo apareceu completamente rejuvenescida com novas unidades construidas em estaleiros Germanicos.

Fontes: José Fernandes Amaro Junior.
(continua)
Rui Amaro

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