segunda-feira, 20 de maio de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 293



RECORDANDO A PERDA DA LANCHA DE PILOTAR “P4”


A lancha P4 abordando um navio fora da barra / foto de autor desconhecido /.


O motor da lancha P4, pouco depois de ter sido retirado da água, vendo-se entre os curiosos alguns assalariados da Corporação de Pilotos / jornal O Comércio do Porto /.

A 22/04/1947, pelas três horas da madrugada e, talvez, devido à força da corrente de vazante do rio, rebentaram as amarras da lancha de pilotar P4 da Corporação de Pilotos da Barra do Douro e Porto Artificial de Leixões, que se encontrava amarrada ao seu usual ancoradouro da Cantareira, indo aquela despedaçar-se no enrocamento do cais Velho, junto da pedra que também dá o nome aquele quebra-mar.
A lancha referida, que servia há cerca de 20 anos, para abordar os navios fora da barra, levando e recolhendo os respectivos pilotos que cruzavam a barra do Douro, ficou inteiramente desfeita, tendo-se recuperado apenas o motor e alguns aprestos.
A lancha P4 estava segura em cem contos, se bem que o seu valor era muitíssimo mais elevado, fazia parte da frota de oito que a corporação possuía, sendo aquela e a P1 para serviço fora da barra. Anos mais tarde também se perderam junto da barra as lanchas P1 e P5 (1).
Segundo me diziam, parece ter sido construída em madeira, nos estaleiros artesanais da praia de Vila Chã, Vila do Conde, e de boca aberta, sendo mais tarde instalado um convés e um género de abrigo, onde se encontrava a roda do leme e o telégrafo, e ainda a caixa do motor.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Jornal O Comércio do Porto.  
(continua)
Rui Amaro
               
 ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo.rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

Sem comentários: