RECORDANDO
A PERDA DA LANCHA DE PILOTAR “P4”
A lancha P4 abordando um navio fora da barra / foto de autor desconhecido /.
O motor da lancha P4, pouco depois de ter sido retirado da água, vendo-se entre os curiosos alguns assalariados da Corporação de Pilotos / jornal O Comércio do Porto /.
A 22/04/1947, pelas três horas da
madrugada e, talvez, devido à força da corrente de vazante do rio, rebentaram
as amarras da lancha de pilotar P4 da Corporação de Pilotos da Barra do Douro e
Porto Artificial de Leixões, que se encontrava amarrada ao seu usual ancoradouro
da Cantareira, indo aquela despedaçar-se no enrocamento do cais Velho, junto da
pedra que também dá o nome aquele quebra-mar.
A lancha referida, que servia há cerca de 20 anos, para abordar os navios
fora da barra, levando e recolhendo os respectivos pilotos que cruzavam a barra
do Douro, ficou inteiramente desfeita, tendo-se recuperado apenas o motor e
alguns aprestos.
A lancha P4 estava segura em cem contos, se bem que o seu valor era muitíssimo
mais elevado, fazia parte da frota de oito que a corporação possuía, sendo aquela
e a P1 para serviço fora da barra. Anos mais tarde também se perderam junto da
barra as lanchas P1 e P5 (1).
Segundo me diziam, parece ter sido construída em madeira, nos estaleiros
artesanais da praia de Vila Chã, Vila do Conde, e de boca aberta, sendo mais
tarde instalado um convés e um género de abrigo, onde se encontrava a roda do
leme e o telégrafo, e ainda a caixa do motor.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Jornal O Comércio do
Porto.
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que
se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar
de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo.rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal
for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á
VISTA, which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário