O PAQUETE
PANAMIANO “NORTH KING” LEVA O PILOTO DE LEIXÕES PARA LISBOA
Anúncio na imprensa diária
A 28/01/1951, dia
de temporal e muito mar, que se abatia sobre os molhes, e investia
perigosamente pela Bacia dentro, e cerca das 11h30, o piloto José Fernandes
Amaro Júnior, foi dar saída ao paquete Panamiano NORTH KING, agenciado prls
firma E. A. Moreira & Cia., Lda, que entrara de véspera, já com bastante
mar, vindo do Brasil e Lisboa, com passageiros e carga diversa, e escalando o
porto de Leixões, pelo mesmo motivo, a fim de receber carga e passageiros, na
sua maioria emigrantes, para os portos do Rio de Janeiro e Santos, com escala
pelos portos de Lisboa, Funchal e São Vicente de Cabo Verde.
O NORTH KING demandando a doca nº 1 do porto de Leixões em 1951 / F. Cabral, Porto /.
Realizada a
manobra de desatracação da doca nº 1 – cais Norte, assistido por dois rebocadores
da APDL, fez-se de rumo a entre molhes, onde aquele prático deveria
desembarcar, ainda no anteporto, para a lancha P1, que foi acompanhando o NORTH
KING na tentativa de recolher o piloto, mas a ondulação nesse mesmo ponto era
de perigar, e o piloto não quis arriscar, pelo que seguiu a bordo para
desembarcar na gare marítima de Alcântara do porto de Lisboa, no dia seguinte,
regressando de comboio à estação de São Bento, cidade do Porto, nesse mesmo dia,
depois de almoçar e passar pelo escritório do armador.
A viagem foi bastante tormentosa, não só devido ao desconforto motivado pelo balanço que o vapor dava, mas também pelo gemer dos passageiros dos camarotes vizinhos, que não conseguiam evitar o sempre incomodativo enjoo de mar.
A viagem foi bastante tormentosa, não só devido ao desconforto motivado pelo balanço que o vapor dava, mas também pelo gemer dos passageiros dos camarotes vizinhos, que não conseguiam evitar o sempre incomodativo enjoo de mar.
O NORTH KING nos primeiros anos como paquete / postal oficial do armador /.
NORTH KING – paquete
de linha de carga e passageiros, imo 2222653/ 119m/ 4.608tb/ 11nós; 06/1903 entregue
por Bremer Vulkan, Vegesack, como vapor de carga LIEBENFELS à DDG Hansa, Bremen;
01/08/1914 refugiou-se e ficou internado em Charleston, SC, devido ao eclodir
da 1ª guerra mundial, a fim de evitar ser atacado e afundado pelo inimigo;
01/02/1917 com a entrada dos EUA no conflito, foi de imediato apresado pela “Navy”,
contudo sabotado e afundado pela tripulação Alemã; 20/03/1917 foi posto a
reflutuar e entretanto reparado; 06/04/1917 foi convertido em transporte
militar e rebaptizado com o nome USS HOUSTON (AK-1) e entregue à US Department
of the Navy, Washington, DC; 23/03/1922 decomissioned; 27/09/1922 NORTH KING, Alaska
Portland Packers Association, Portland, OR, gestores Frank M. Warren; 1929 NORTH
KING, Pacific American Fisheries Inc, Bellingham, USA; 1940 NORTH KING, Compañia
Diana de Vapores SA, Panama; 1941 chartered pela War Shipping Administration,
gestores United States Lines, Nova Iorque; 1947 NORTH KING, Soc. de Navegação
Luso Panamense, Lda, Lisboa, bandeira Panamiana, que o converteu num paquete de
carga e passageiros; 1956 encostava no porto de Lisboa; 01/06/1957 chegava a
Osaka para desmantelamento.
Fontes: José
Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos
sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim
da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua
compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA,
o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have
“copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me
immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for
your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á
VISTA, which will be very much appreciated.
3 comentários:
Meu avô materno foi José Augusto Mendonça e Vasconcelos era o dono do paquete North king que foi desmantelado em 1958 em Osaka Japão a empresa era a Luso Panamense lda que pertencia á j. Vasconcelos lda também teve o paquete Santa Cruz empresa Tatus Navigation Co que era do meu avô este foi desmantelado em 1952 Verona Itália. Cump. José Vasconcellos Martins email josevasconcellosmartins@gmail.com
Sou neto materno do armador José Augusto Mendonça e Vasconcelos dono do navio North king desmantelado em Osaka em 1958 a empresa dele era a Luso Panamenho Lda também foi dono do navio Sante Cruz da empresa tatus navigation Co a empresa mãe era J. Vasconcelos Lda de Lisboa foi o Santa Cruz desmantelado em Savona Itália em 1952 . Cump. José Vasconcellos Martins meu email josevasconcellosmartins@gmail.com
O North King pertencia à Sociedade de Navegação Luso-Panamense, presidida pelo meu avô António Emídio Tavares, desde o seu início até ao seu encerramento. A Sociedade de Navegação Luso-Panamense tinha inúmeros sócios, quer individuais, quer sociedades, e naturalmente que José Augusto Mendonça e Vasconcelos poderá ter sido sócio, e é possível que tenha em minhas mãos registo disso. Há uma lista dos sócios da sociedade no início da atividade. No entanto, na altura do desmantelamento e até ao encerramento da Sociedade de Navegação Luso-Panamense o sócio maioritário era o meu avô, acima referido.
Cumprimentos
Enviar um comentário