quinta-feira, 28 de março de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 282


 O PAQUETE PANAMIANO “NORTH KING” LEVA O PILOTO DE LEIXÕES PARA LISBOA


Anúncio na imprensa diária 

A 28/01/1951, dia de temporal e muito mar, que se abatia sobre os molhes, e investia perigosamente pela Bacia dentro, e cerca das 11h30, o piloto José Fernandes Amaro Júnior, foi dar saída ao paquete Panamiano NORTH KING, agenciado prls firma E. A. Moreira & Cia., Lda, que entrara de véspera, já com bastante mar, vindo do Brasil e Lisboa, com passageiros e carga diversa, e escalando o porto de Leixões, pelo mesmo motivo, a fim de receber carga e passageiros, na sua maioria emigrantes, para os portos do Rio de Janeiro e Santos, com escala pelos portos de Lisboa, Funchal e São Vicente de Cabo Verde.


O NORTH KING demandando a doca nº 1 do porto de Leixões em 1951 / F. Cabral, Porto /.

Realizada a manobra de desatracação da doca nº 1 – cais Norte, assistido por dois rebocadores da APDL, fez-se de rumo a entre molhes, onde aquele prático deveria desembarcar, ainda no anteporto, para a lancha P1, que foi acompanhando o NORTH KING na tentativa de recolher o piloto, mas a ondulação nesse mesmo ponto era de perigar, e o piloto não quis arriscar, pelo que seguiu a bordo para desembarcar na gare marítima de Alcântara  do porto de Lisboa, no dia seguinte, regressando de comboio à estação de São Bento, cidade do Porto, nesse mesmo dia, depois de almoçar e passar pelo escritório do armador.
A viagem foi bastante tormentosa, não só devido ao desconforto motivado pelo balanço que o vapor dava, mas  também pelo gemer dos passageiros dos camarotes vizinhos, que não conseguiam evitar o sempre incomodativo enjoo de mar.


O NORTH KING nos primeiros anos como paquete / postal oficial do armador /.


NORTH KING – paquete de linha de carga e passageiros, imo 2222653/ 119m/ 4.608tb/ 11nós; 06/1903 entregue por Bremer Vulkan, Vegesack, como vapor de carga LIEBENFELS à DDG Hansa, Bremen; 01/08/1914 refugiou-se e ficou internado em Charleston, SC, devido ao eclodir da 1ª guerra mundial, a fim de evitar ser atacado e afundado pelo inimigo; 01/02/1917 com a entrada dos EUA no conflito, foi de imediato apresado pela “Navy”, contudo sabotado e afundado pela tripulação Alemã; 20/03/1917 foi posto a reflutuar e entretanto reparado; 06/04/1917 foi convertido em transporte militar e rebaptizado com o nome USS HOUSTON (AK-1) e entregue à US Department of the Navy, Washington, DC; 23/03/1922 decomissioned; 27/09/1922 NORTH KING, Alaska Portland Packers Association, Portland, OR, gestores Frank M. Warren; 1929 NORTH KING, Pacific American Fisheries Inc, Bellingham, USA; 1940 NORTH KING, Compañia Diana de Vapores SA, Panama; 1941 chartered pela War Shipping Administration, gestores United States Lines, Nova Iorque; 1947 NORTH KING, Soc. de Navegação Luso Panamense, Lda, Lisboa, bandeira Panamiana, que o converteu num paquete de carga e passageiros; 1956 encostava no porto de Lisboa; 01/06/1957 chegava a Osaka para desmantelamento.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu avô materno foi José Augusto Mendonça e Vasconcelos era o dono do paquete North king que foi desmantelado em 1958 em Osaka Japão a empresa era a Luso Panamense lda que pertencia á j. Vasconcelos lda também teve o paquete Santa Cruz empresa Tatus Navigation Co que era do meu avô este foi desmantelado em 1952 Verona Itália. Cump. José Vasconcellos Martins email josevasconcellosmartins@gmail.com

Anónimo disse...

Sou neto materno do armador José Augusto Mendonça e Vasconcelos dono do navio North king desmantelado em Osaka em 1958 a empresa dele era a Luso Panamenho Lda também foi dono do navio Sante Cruz da empresa tatus navigation Co a empresa mãe era J. Vasconcelos Lda de Lisboa foi o Santa Cruz desmantelado em Savona Itália em 1952 . Cump. José Vasconcellos Martins meu email josevasconcellosmartins@gmail.com

Eduardo Tavares disse...

O North King pertencia à Sociedade de Navegação Luso-Panamense, presidida pelo meu avô António Emídio Tavares, desde o seu início até ao seu encerramento. A Sociedade de Navegação Luso-Panamense tinha inúmeros sócios, quer individuais, quer sociedades, e naturalmente que José Augusto Mendonça e Vasconcelos poderá ter sido sócio, e é possível que tenha em minhas mãos registo disso. Há uma lista dos sócios da sociedade no início da atividade. No entanto, na altura do desmantelamento e até ao encerramento da Sociedade de Navegação Luso-Panamense o sócio maioritário era o meu avô, acima referido.
Cumprimentos