sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 275


O VAPOR “SOFALA” IMPEDIDO DE ENTRAR NO PORTO DE LEIXÕES DEVIDO AO SEU EXCESSIVO CALADO DE ÁGUA


O vapor SOFALA prepara-se para acostar à doca nº 1 do porto de Leixões , década de 60  / Rui Amaro /.

A 06/03/1951, o vapor Português SOFALA, acabado de chegar dos portos de Moçambique e Angola, completamente carregado, foi impedido de demandar o porto de Leixões, devido ao seu excessivo calado de água de 29 pés.
Nunca aquele vapor da Companhia Nacional de Navegação, de Lisboa, se apresentara em Leixões com tal calado. Dentro da bacia havia água suficiente para o manobrar, no entanto entre molhes o assoreamento era grande, devido à construção incompleta do quebra-mar do Esporão e às areias trazidas pela maresia e correntes marítimas, que ali ficavam depositadas. Assim, o SOFALA, uma das maiores embarcações que à  época escalavam o porto de Leixões, para atracar na doca nº 1, teve de aguardar por melhor maré e no pico da mesma. Em face da situação o SOFALA permneceu fundeado ao largo da costa, até o sota-piloto-mor Joel da Cunha Monteiro, após sondagens diárias, permitisse a entrada, o que ocorreu passado alguns dias.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated. 

Sem comentários: