sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 274


O VAPOR ALEMÃO OCIDENTAL “GUNTHER RUSS” DEMANDA A BARRA DO DOURO ARVORANDO A NOVA BANDEIRA DA SUA NACIONALIDADE


GUNTHER RUSS / brochura do armador /.

A 04/03/1951, pelas 13h00, demandou a barra do Douro em 16 pés de calado, procedente do porto de Bremen, o vapor Alemão GUNTHER RUSS, 64m /999tb, pertencente a E. Russ & Co, Hamburgo, contudo fretado à DDG Hansa, Bremen, transportando carga diversa. Aquele vapor, que visitou o porto do Douro, por algumas vezes, antes do último conflito mundial foi conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, que a 7 também o conduziu de saída com destino a Lisboa.
Pouco ou nada haveria a comentar sobre aquele vapor, salvo o caso de ter sido a primeira unidade da marinha mercante Alemã a passar a barra do Douro arvorando a nova bandeira da RFA, ostentando as cores preta, vermelha e amarela na horizontal, a qual substitui-o o pavilhão metálico nas cores azul, branco, vermelho, branco e azul, também na horizontal com a letra “C” sobreposta a toda a altura. Este pavilhão foi imposto pelo controlo aliado, após a rendição da Alemanha Nazi.


Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Blogue Navios à Vista.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated. 

Sem comentários: