sábado, 28 de julho de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 247

A ANTIGA CANHONEIRA “NRP LIMPOPO” DEMANDOU A BARRA DO DOURO, A FIM DE SER CONVERTIDA NUM BATELÃO

NRP LIMPOPO na bacia do porto de Leixões / desconhecido - colecção F. Cabral, Porto

A 06/05/1943, pelas 11h00, demandava a barra do Douro, procedente de Lisboa, trazida pelo rebocador URANO, a antiga canhoneira-mista NRP LIMPOPO, adquirida pela firma F. Garcia & Ca.,Lda, do Porto, a fim de a converter num batelão para o tráfego costeiro, indo amarrar junto da lingueta do Terreiro sob orientação do piloto José Fernandes Amaro Júnior.
NRP LIMPOPO (1) – imo 6100021/ 37,8m/ 288gt/ 11nós/ raio 1.800nm a 9nós/ guarnição 40 homens (2 oficiais, 6 sargentos e 32 praças/ armamento 2 peças hotchkiss de 47mm + 1 metralhadora Maxim de 8mm) / de principio aparelhava com dois mastros latinos, envergando um redondo no de vante. Além das velas do grande e do traquete possuía duas de estai, sendo a superfície vélica total dr 159m2; 1890 entregue pelo estaleiro Thames Ironworks Shipbuilding Co., Blackwall, à Marinha de Guerra Poruguesa. A NRP LIMPOPO passou a disponibilidade para ser entregue à Brigada Naval da Legião Portuguesa em 05/1939, e depois de meio século de bons serviços, a última canhoneira-mista da Marinha de Guerra Portuguesa foi abatida ao efectivo em 19/02/1943
Dentre outros feitos importantes distinguem-se os seguintes:
- 06/11/1904, quando a minúscula canhoneira LIMPOPO, comandada pelo 1º tenente João Carlos da Silva Nogueira, interceptou a numerosa esquadra imperial Russa, do almirante Rogestvensky, embarcado a bordo do couraçado KNIAZ SUVAROV, a quem deu 24 horas para abandonar a Baia dos Tigres, Angola, onde fundeara, local que escolhera para ser abastecida de carvão de vapores Alemães, que a aguardavam. A esquadra composta por couraçados, cruzadores e escoltas, que se dirigiam ao extremo-oriente, a fim de intervir na guerra Russo-Nipónica, onde mais tarde acabou por ser desbaratada pelas forças navais Japonesas, tendo o Almirante Russo acatado as ordens do 1º tenente Português, dado que Portugal considerava-se neutro naquele conflito.
De salientar que em 12/1930, quando o comandante do cruzador NRP VASCO DA GAMA, o capitão-de-fragata Silva Nogueira receberia em Tóquio o 2º grau da Ordem Tesouro Sagrado, condecoração conferida pela sua actuação na Baia dos Tigres, tendo sido o primeiro Português a quem foi atribuída tão elevada distinção do Império Japonês.
- 08/97/1912, um pouco antes da baixa-mar, o cruzador NRP ALMIRANTE REIS, ex DOM CARLOS l, 117m/ 4.263td, que era o maior vaso de guerra da Armada Portuguesa, encalhara diante da Vila de Esposende, tendo sido safo na maré-cheia com a colaboração da canhoneira-mista NRP LIMPOPO.
- 1917, a canhoneira-mista NRP LIMPOPO atacou na costa Portuguesa um submarino Alemão de grande porte, que lhe surgira pela proa, o qual vendo o destemor do comandante Português, colocou-se em fuga. Feito notável que foi enaltecido de imediato em toda a imprensa do país.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Revista da Armada.
(continua)
Rui Amaro

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