sábado, 5 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 221


VAPOR HOLANDÊS "BERNISSE" NO PORTO DO DOURO

A 13/12/1939, já no inicio do conflito, que se iria alastrar por todo o mundo, e que já começava a fazer cicatrizes na navegação marítima, demandava a barra do Douro, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, o vapor Holandês BERNISSE, em 15 pés de água, procedente de Roterdão e Anvers, com carga diversa, e consignado aos agentes da Linha Benelux/Portugal "Hammerstein's", a casa Garland, Laidley & Co., Ltd, da praça do Porto. O BERNISSE foi amarrar no lugar do quadro da Alfandega.


BERNISSE – imo 5603884/ 72m/ 951tb/ 10kn; 04/1915 entregue pelo estaleiro Maatschappij Fijenoord N.V., Roterdão, a P. A. van Es & Co., Roterdão; 23/05/1917 o BERNISSE em viagem de Rufisque para Roterdão foi obrigado a parar a 16 milhas náuticas de Nouh Head Ilhas Orkney pelo submarino U-87. O afundamento foi gorado, tendo sido rebocado para o porto mais próximo; 06/11/1918 o BERNISSE, em viagem de Sundsvall para Rotterdam embateu numa mina e afundou-se ao largo da ilha Oland, Báltico. Posto a flutuar e reparado voltou ao serviço; 15/04/1940, o BERNISSE enquanto sob controlo Nazi, foi sabotado e afundado pela própria tripulação de presa Alemã, já perto do porto de Narvik, no meio de um severo raid da RAF áquele porto Norueguês, também ocupado pelas forças invasoras Germãnicas.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Miramar Ship Index, Wreck Site.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: