segunda-feira, 30 de abril de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 219


NAVIO-MOTOR HOLANDÊS "HAVIK"

A 25/04/1939 demandava a barra do Douro, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, pela primeira o navio-motor Holandês HAVIK com carga diversa procedente do Norte da Europa
HAVIK – navio-motor costeiro Holandês, imo 5527208/ 52m/ 474tb/ 9nós; 03/1938 entregue por Scheepswerven Gebr. V Diepen NV, Waterhuizen, for J. van der Laan, Groningen, gestores. J. J. Onnes; 18/10/1940 confiscado pelas forces Alemãs ocupantes do Paises-Baixos e convertido num caça-minas, armado com artilharia área defensiva, pelo estaleiro ADM, Amesterdão, tendo sido denominado NS-6 e entrou em comissão de serviço em 04/12/1940baseado em Stavanger; 01/08/1941 rebaptizado de SPERREBRECHER 146 baseado em França; 04/04/1944 afundado por raid aéreo Aliado, em Paulliac, Rio Gironde, França; 1945 posto a reflutuar e reparado foi entregue ao seu primitivo armador e mais uma vez denominado HAVIK; 1949/1950 ENSEIGNE YVES BIGNON, Le Grand Bros., Bordéus; 11/1950 HOLLANDRECHT, NV. Stoomvaart Mij DE MAAS, gestores Phs. van Ommeren NV; 1952 PAUL M, Metcalf Motor Coasters, Ltd, Londres; 1955 chegava a Grays para demolição.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           


Fontes: José Fernandes Amaro Júnior e Van Ommeren Shipping

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: