quinta-feira, 3 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 220



NAVIO-MOTOR HOLANDÊS "ALGARVE"


 
 O ALGARVE atracado na doca nº 1, lado Sul, do porto de Leixões em 1950 / F. Cabral, Porto /.
 
A 29/11/1939 deixava a barra do Douro, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, com destino a Anvers e Roterdão o navio-motor Holandês ALGARVE, transportando carga diversa, e que veio agenciado à firma Garland, Laidley & Co. Ltd., como agentes da Linha Benelux/Portugal "Hammerstein's", que apesar da situação de guerra, persistia naquele tráfego, que continuou no pós guerra, pois o ALGARVE foi o segundo navio estrangeiro no pós-guerra a demandar a barra do Douro em 1946, sendo o primeiro, o navio-motor SAN ANTONIO, um velho lugre-motor convertido em navio-motor, pertença do mesmo armador.Curiosamente coube ao piloto José Fernandes Amaro Júnior a entrada daqueles dois navios.
ALGARVE – imo 5502035/ 51,54m/ 472tb/ 9 nós; 17/05/1939 entregue por NV Boele, Bolnes, a NV Hammerstein's Reederijbedrijf, Roterdão, parte da 2ª guerra mundial esteve sob o controlo do Ministério da Guerra e dos Transportes (MoWT), Londres, gerido pelo armador John Kelly, tendo participado em várias operações de guerra na costa de França; 1945 foi devolvido ao seu armador Holandês; 1953 ALGARVE, NV Rotterdamsche Kustvaart Centrale/Rotterdamsche Kolen Centrale, Roterdão; 1959 ANTONIOS II, Stavros Daifas & Co., Lavrion, Grécia; 1963 ANTONIOS, N. Diakos & C. Koutouvalis, Lavrion, Grécia; 23/08/1964 naufragou ao largo de Santorin, Grécia.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro 

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: