O VAPOR INGLÊS “OPORTO” ESCALA PELA PRIMEIRA VEZ O PORTO DO DOURO

A 10.02.1930, pelas 11h00, passou a barra do Douro pela primeira vez, procedente do porto de Liverpool, o vapor Inglês OPORTO. O piloto Pedro Reis da Luz orientou as manobras de entrada e foi amarrar aquele vapor no lugar do cais das Pedras, Massarelos, a dois ferros, cabos para terra e ancorote dos pilotos pela popa ao Sudoeste.
Aquele vapor de 82m/2.352tb foi construído no ano de 1928 pelos estaleiros Ramage & Fergusson, Leith, para a Ellerman & Papayanni Lines, Ltd., Liverpool, cujo agente na cidade do Porto era a firma Wall & Westray, Ltd. Aquele armador colocou-o no tráfego de Liverpool para Lisboa e Porto/Leixões com viagens eventuais ao Mediterrâneo.
O OPORTO, Captain Fred Bird, a 13.03.1943 pelas 05h30, foi torpedeado e afundado pelo submarino Alemão U-107, Kapitanleutnant Herald Gelhaus, 190 milhas a Oeste do cabo Finisterra, quando fazia parte do comboio naval OS-44 em rota de Liverpool para Freetown, tendo sido atacado, logo após se ter separado do comboio e rumar a Sevilha, seu porto de destino, apenas se tendo salvo quatro dos trinta e cinco tripulantes, dos quais sete eram artilheiros. Os sobreviventes foram recolhidos pela HMS SPIRAEA (K08) e mais tarde transferidos para o HMS GENTIAN (K90), que os desembarcou em Gibraltar.
O U-107, quando se encontrava na Golfo da Biscaia, a Oeste da base de La Rochelle, foi atacado e afundado por um avião Sunderland da RAF, esquadrilha 201/W, que lhe lançou cargas de profundidade, tendo levado para o fundo toda a sua guarnição de 43 membros.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lloyd´s Register of Ships; U-boat net.
Imagem: Photoship Co. Uk, autor desconhecido.
(continua)
Rui Amaro
Sem comentários:
Enviar um comentário