sábado, 21 de novembro de 2009

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 26





O ENCALHE DO VAPOR NORUEGUÊS “HAV” DENTRO DO PORTO DE LEIXÕES



A 22.12.1929 pairava ao largo da costa o vapor Norueguês HAV, quando cerca das 02h00 demandou o porto de Leixões, procedente de Cardiff com um carregamento de carvão, consignado aos agentes Lobo & Freitas & Cia., Lda. Este vapor, que era esperado no rio Douro, irreflectidamente cruzou os molhes sem que aguardasse nem alertasse, através da sua sirene, a necessidade da presença de piloto da barra, e prosseguindo pelo porto dentro foi encalhar a Sul da praia do Pescado, largando nessa ocasião os dois ferros. Parece ter entrado tão despercebidamente, que apenas ao romper do dia o vigia dos pilotos, no seu posto do torreão do castelo de Leça, deu pelo acidente, apressando-se a avisar o piloto de escala, o sota-piloto-mor António Joaquim de Matos e a capitania.

Logo pela manhã, a autoridade marítima deslocou-se a bordo e interrogando o capitão, que se encontrava em estado de embriaguês, lamentavelmente não foi capaz de explicar o motivo do navio ter ido parar àquele lugar. O HAV perdeu a porta do leme, tendo permanecido no porto de Leixões por cerca de mês e meio. Desse incidente resultou que o vigia dos pilotos tivesse sido suspenso das funções, por falta de atenção ao serviço.

HAV, 75m/1.414tb; 07.1917 entregue pelo estaleiro The Shangai Dock & Eng. Co.,Ltd, Xangai, como VALUTA â D/S A/S Valuta, (Hans Madsen) Stavanger; 12.06.1923 HAV, A/S Hav (Helmer Staubo & Co), Kristiania; 05.02.1930 naufragou ao largo de Santa Cruz, perto do Cabo da Roca, quando em lastro seguia a reboque de Leixões para Lisboa, a fim de ser reparado.

Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Norsk Skipforlis, Scott RM- The Caltex Book of Flags and Funnels e Imprensa diária.

(continua)

Rui Amaro

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