sábado, 21 de novembro de 2009

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 25

MOVIMENTO MARITIMO NO RIO DOURO E A DERRADEIRA LARGADA DO VAPOR INGLÊS PENGAN



Vapor Alemão APOLLO, DG Neptune, Bremen, 1927/1945; 90m/2,297tb; 1945 EMPIRE TAFT; 1947 ALHAMA, 1954 desnantelado em Faslane.Em 1947 como ALHAMA veio oa Douro carregar cortiça para Inglaterra, ostentando as cores da Mossgiel Steamship Co. Ltd, , Glasgow.


A 12.12.1929, saíram a barra as seguintes embarcações: vapores alemães STAHLECK, piloto Joel da Cunha Monteiro; LEANDER, piloto Francisco Piedade; TANGER, piloto José Fernandes Amaro Júnior; holandês NEREUS, piloto Júlio Pinto de Carvalho; norueguês OTTO SINDING, piloto Pedro Reis da Luz; inglês DARINO, piloto António Gonçalves dos Reis e o palhabote inglês da praça de S. João da Terra Nova NELLY F. WALTERS, piloto João Piedade e entraram os vapores alemães APOLLO, piloto Hermínio Gonçalves dos Reis; ATLAS, piloto Carlos de Sousa Lopes; ingleses CRESSADO, piloto José Fernandes Tato; PROCRIS, piloto João António da Fonseca e o palhabote português MAREANTE, piloto Manuel de Oliveira Alegre. Um pequeno incidente sucedeu ao DARINO, que quando descia o rio de rumo à barra, ao passar perto do cais das Pedras, foi de guinada sobre o APOLLO, ali fundeado, quase o abalroando. Regressado ao canal seguiu para a barra sem mais novidade.

A 13.12.1929, pelas 12h40, o piloto José Fernandes Amaro Júnior deu saída ao vapor inglês PENGAN, o qual após o seu desembarque para a lancha P4, fez-se de rumo ao porto carbonífero de Cardiff, levando um carregamento completo de toros de pinho, destinado a escorar as minas de carvão. Uma grande parte daquele carregamento ia estivada no convés, o que usualmente se designa de “barda”. Alguns dias passados, aquele vapor deixou de comunicar com os seus armadores, pelo que não tendo sido encontrados vestígios do mesmo e da sua tripulação até 11.01.1930, apesar das buscas, as autoridades marítimas britânicas consideraram-no como perda total.

Fonte: José Fernandes Amaro Júnior e Imprensa diária.

Foto: Martin Linderborn em Hundert Jahre “NEPTUN”

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: