domingo, 1 de setembro de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 310


O NAVIO-MOTOR ALEMÃO “ROLANDSECK” NO BANCO DO PORTO A, RIO DOURO


__/__/1956 – Quando na manhã de ontem, e enquanto rumava à barra com destino a Leixões e Hamburgo, por qualquer motivo, o navio-motor Alemão ROLANDSECK foi encalhar no banco de areia, denominado de Banhos, Porta Nova ou Porto A. Dado o alarme compareceu o rebocador fluvial JULIO LUIS que o auxilou nas manobras de desencalhe.
Verificando-se que tinha um cabo enroscado no hélice, e como tal sem poder de manobralidade foi levado pelo JÚLIO LUÍS para o primitivo ancoradouro, o cais de Gaia, a fim de ser retirado o referido cabo, tendo deixado o Douro na maré da tarde sem mais percalços.
ROLANDSECK – imo 7427879/ 71,1m/ 857tb/ 12m5kn/ oax 4; 25/02/1953 entregue pelo estaleiro Atlas Werke AG, Bremen, a Rolandseck Schiffahrts GmbH, Bremen, gestores DDG Hansa, Bremen; 1958 ROLANDSECK, DDG Hansa, Bremen; 15/12/1960 SAUERLAND, Bundesmarine, que o converteu em navio logistico; 1973 LAND, Poul Christensen, Nakskov, Dinamarca, 1.305tb; 1974 OURANIA P, Fimena Maritime Co., Ltd, Famagusta, Chipre; 21/03/1974 colidiu com o n/m Bulgaro VOLA, 10.859tb em Sfax, Tunisia, e foi varado numa praia; 1975 desmatelado no local. Gémeos: SCHWANECK, MARIAECK, SONECK.
Fontes: Imprensa diária; Miramar Ship Index.
Imagem: Imprensa Diária.
(continua)
Rui Amaro

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