RECORDANDO
O ENCALHE DO NAVIO-MOTOR INGLÊS “CROSBIAN” NO RIO DOURO
08/11/1956 – Cerca das
08h00 de ontem demandou a barra do Douro com alguma neblina, o navio-motor Inglês
CROSBIAN, procedente de Liverpool via Lisboa com carga diversa, consignado aos
agentes Wall & Cia., Lda., da praça do Porto.
A bordo do CROSBIAN vinha
o piloto da barra Manuel Garcez Ferraz, assessorando a manobra de conducção do
navio, homem experimentado e bem conhecedor, como todos os pilotos do Douro e
Leixões.
No entanto devido à
neblina, possivelmente, o navio foi encalhar num banco de areia diante ao lugar
de Sobreiras, denominado de Arribadouros, segundo consta, porque o piloto se
viu obrigado a desviar a rota um pouco para estibordo, por causa dum batelão
que a reboque lhe apareceu pela proa.
Impossibilitado de se
mover por ter encalhado no dito banco de areia, e apesar do auxílio do
rebocador GUADIANA, que andava por perto em operações de assistência às
dragagens, no reboque de batelões, não surtiu o efeito desejado. Entretanto
vindo de Leixões surgiu o rebocador VANDOMA, mais potente, que também não
conseguiu safar o CROSBIAN, o qual teve de aguardar pela preamar das 18h00,
tendo entretanto alguma carga sido baldeada para o batelão DELMINDA, para
aliviar o navio sinistrado.
Cerca da 18h00, em que a
maré estava cheia, o CROSBIAN, com o auxilio dos rebocadores GUADIANA, da Direcção
Geral dos Serviços Hidráulicos, e do VANDOMA, da APDL, conseguiu safar-se.
Os trabalhos decorreram
sob a orientação do piloto-mor José Fernandes Tato, coadjuvado pelo cabo-piloto
Aires Franco e pelo piloto Bento Costa.
O CROSBIAN seguiu depois
normalmente rio acima, indo fundear no lugar de Oeste da Cábrea, Monchique, sem
ter sofrido qualquer dano para além da perda de algumas horas.
O navio largou do Douro
para Leixões passados três dias, a fim de completar as operações comerciais,
rumando um dia mais tarde para Liverpool.
CROSBIAN – imo 5082405/ 82,9m/
1.528tb/ 2 hélices/ 23 nós; 08/1947 entregue por William Gray & Co., Ltd.,
West Hartlepool, à Elerman Papayanni Co., Ltd, Liverpool; 1962 CROSBIAN,
Mossgiel Steamship Co., Ltd., Glasgow; 1977 MABUHAY, Solid Shipping Lines,
Cebu, Filipinas; 1978 MABUHAY, Davao Redwood Corp., Davao, Filipinas;
11/10/1980 chegava a Manila para desmatelamento.
Fontes: Miramar Ship Index;
Imprensa diária.
As duas primeiras imagens são de
autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto.
A terceira é do Jornal de
Noticias.
(continua)
ATENÇÃO: Se
houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue,
deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que
será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação
da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
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