quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 309


RECORDANDO O ENCALHE DO NAVIO-MOTOR INGLÊS “CROSBIAN” NO RIO DOURO






08/11/1956 – Cerca das 08h00 de ontem demandou a barra do Douro com alguma neblina, o navio-motor Inglês CROSBIAN, procedente de Liverpool via Lisboa com carga diversa, consignado aos agentes Wall & Cia., Lda., da praça do Porto.
A bordo do CROSBIAN vinha o piloto da barra Manuel Garcez Ferraz, assessorando a manobra de conducção do navio, homem experimentado e bem conhecedor, como todos os pilotos do Douro e Leixões.
No entanto devido à neblina, possivelmente, o navio foi encalhar num banco de areia diante ao lugar de Sobreiras, denominado de Arribadouros, segundo consta, porque o piloto se viu obrigado a desviar a rota um pouco para estibordo, por causa dum batelão que a reboque lhe apareceu pela proa.
Impossibilitado de se mover por ter encalhado no dito banco de areia, e apesar do auxílio do rebocador GUADIANA, que andava por perto em operações de assistência às dragagens, no reboque de batelões, não surtiu o efeito desejado. Entretanto vindo de Leixões surgiu o rebocador VANDOMA, mais potente, que também não conseguiu safar o CROSBIAN, o qual teve de aguardar pela preamar das 18h00, tendo entretanto alguma carga sido baldeada para o batelão DELMINDA, para aliviar o navio sinistrado.
Cerca da 18h00, em que a maré estava cheia, o CROSBIAN, com o auxilio dos rebocadores GUADIANA, da Direcção Geral dos Serviços Hidráulicos, e do VANDOMA, da APDL, conseguiu safar-se.
Os trabalhos decorreram sob a orientação do piloto-mor José Fernandes Tato, coadjuvado pelo cabo-piloto Aires Franco e pelo piloto Bento Costa.
O CROSBIAN seguiu depois normalmente rio acima, indo fundear no lugar de Oeste da Cábrea, Monchique, sem ter sofrido qualquer dano para além da perda de algumas horas.
O navio largou do Douro para Leixões passados três dias, a fim de completar as operações comerciais, rumando um dia mais tarde para Liverpool.
CROSBIAN – imo 5082405/ 82,9m/ 1.528tb/ 2 hélices/ 23 nós; 08/1947 entregue por William Gray & Co., Ltd., West Hartlepool, à Elerman Papayanni Co., Ltd, Liverpool; 1962 CROSBIAN, Mossgiel Steamship Co., Ltd., Glasgow; 1977 MABUHAY, Solid Shipping Lines, Cebu, Filipinas; 1978 MABUHAY, Davao Redwood Corp., Davao, Filipinas; 11/10/1980 chegava a Manila para desmatelamento.
Fontes: Miramar Ship Index; Imprensa diária.
As duas primeiras imagens são de autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto.
A terceira é do Jornal de Noticias.
(continua)                             
Rui Amaro

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