domingo, 25 de agosto de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 308

RECORDANDO O ENCALHE DO NAVIO-MOTOR ALEMÃO “VEGESACK” NO RIO DOURO


O VEGESACK encalhado junto do banco dos Arribadouros, rio Douro, 1956 / Jornal de Noticias /

__/__/ 1956 - Aproveitando a marè da tarde de ontem, entrou pouco depois das 19h00 ns barra do Douro, o navio-motor Alemão VEGESACK, de cerca de 500 toneladas brutas, pertencente à DG Neptun, Bremen, e procedente daquele porto, com carga diversa, consignado ao representante do seu armador, W. Stuve & Cia., Lda., sedeado na Rua Mouzinho da Silveira, da cidade do Porto.
A demanda da barra fez-se normalmente, contudo, já depois de ultrapassado o cais do Marégrafo, na Cantareira, e quando o navio navegava em pleno canal, deteve-se encalhado num banco de areia imprevisto, formado recentemente junto do local conhecido pelos práticos da barra pela designação de Arribadouros.
Foram tomadas rapidamente todas as providências que o caso requeria, tendo ali comparecido os srs. José Fernandes Tato, Mário Francisco da Madalena e António Natalino Cordeiro, respectivamente piloto-mor, sota-piloto-mor e piloto de serviço à corporação.
Aguardada a enchente da maré, o navio era desencalhado pelos seus próprios meios às 21h30, seguindo rio acima e indo amarrar no lugar do Quadro da Alfandega, onde hoje ou amanhã será vistoriado.
Conhecida a notícia do encalhe, deslocaram-se à Foz do Douro, onde conferenciaram com o piloto-mor representantes da firma consignatária do VEGESACK.
O banco de areia formado no canal devido à pouca corrente do rio e ao forte infesto das enchentes, junto do lugar dos Arribadouros, de há dois meses aproximadamente a esta parte, vem aumentando gradualmente.
Por tal motivo, os pilotos da barra do Douro têm chamado a atenção de quem de direito para aquele facto, que dificulta a manobra dos navios que tenham de demandar a barra.


O VEGESACK ao demandar o porto de Leixões em 1954 / F. Cabral, Porto /.

VEGESACK – imo 5154997/ 64,2m/ 495tb/ 11nós; 12/1954 entregue por Fr Lurssen Werft GmbH KG, Vegesack, Bremen, a Fr Lurssen, Vegesack, Bremen, que o fretou a longo prazo à DG Neptun, Bremen, para o seu tráfego com a Peninsula Ibérica; 1960 HORNBALTIC, Fr Lurssen, Bremen; 1961 HORNBALTIC, Reederei Bruno Bischoff & Co. GmbH, Bremen; 1963 HORNBALTIC, Horn Linie, Hamburgo; 1972 DOMNA, T. Therapiotis & Anna Catsouris, Pireu; 1979 ASTERI, T. Therapiotis & Anna Catsouris, Pireu; 1989 KRIOS, Krios Shipping Co., Ltd, Pireu; 29/10/1990 colidiu com a muralha e submergiu em Stylis, posto a flutuar foi desmantelado em Eleusis.
Fontes: Jornal de Noticias, Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

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