RECORDANDO
O ENCALHE DO NAVIO-MOTOR ALEMÃO “VEGESACK” NO RIO DOURO
O VEGESACK encalhado junto do banco dos Arribadouros, rio Douro, 1956 / Jornal de Noticias /
__/__/ 1956 - Aproveitando
a marè da tarde de ontem, entrou pouco depois das 19h00 ns barra do Douro, o
navio-motor Alemão VEGESACK, de cerca de 500 toneladas brutas, pertencente à DG
Neptun, Bremen, e procedente daquele porto, com carga diversa, consignado ao
representante do seu armador, W. Stuve & Cia., Lda., sedeado na Rua
Mouzinho da Silveira, da cidade do Porto.
A demanda da
barra fez-se normalmente, contudo, já depois de ultrapassado o cais do
Marégrafo, na Cantareira, e quando o navio navegava em pleno canal, deteve-se
encalhado num banco de areia imprevisto, formado recentemente junto do local
conhecido pelos práticos da barra pela designação de Arribadouros.
Foram tomadas
rapidamente todas as providências que o caso requeria, tendo ali comparecido os
srs. José Fernandes Tato, Mário Francisco da Madalena e António Natalino
Cordeiro, respectivamente piloto-mor, sota-piloto-mor e piloto de serviço à
corporação.
Aguardada a
enchente da maré, o navio era desencalhado pelos seus próprios meios às 21h30,
seguindo rio acima e indo amarrar no lugar do Quadro da Alfandega, onde hoje ou
amanhã será vistoriado.
Conhecida a
notícia do encalhe, deslocaram-se à Foz do Douro, onde conferenciaram com o
piloto-mor representantes da firma consignatária do VEGESACK.
O banco de areia
formado no canal devido à pouca corrente do rio e ao forte infesto das
enchentes, junto do lugar dos Arribadouros, de há dois meses aproximadamente a
esta parte, vem aumentando gradualmente.
Por tal motivo, os
pilotos da barra do Douro têm chamado a atenção de quem de direito para aquele
facto, que dificulta a manobra dos navios que tenham de demandar a barra.
O VEGESACK ao demandar o porto de Leixões em 1954 / F. Cabral, Porto /.
VEGESACK – imo 5154997/ 64,2m/ 495tb/ 11nós; 12/1954 entregue por Fr Lurssen Werft
GmbH KG, Vegesack, Bremen, a Fr Lurssen, Vegesack, Bremen, que o fretou a longo
prazo à DG Neptun, Bremen, para o seu tráfego com a Peninsula Ibérica; 1960
HORNBALTIC, Fr Lurssen, Bremen; 1961 HORNBALTIC, Reederei Bruno Bischoff &
Co. GmbH, Bremen; 1963 HORNBALTIC, Horn Linie, Hamburgo; 1972 DOMNA, T.
Therapiotis & Anna Catsouris, Pireu; 1979 ASTERI, T. Therapiotis & Anna
Catsouris, Pireu; 1989 KRIOS, Krios Shipping Co., Ltd, Pireu; 29/10/1990
colidiu com a muralha e submergiu em Stylis, posto a flutuar foi desmantelado
em Eleusis.
Fontes: Jornal de
Noticias, Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que
se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar
de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal
for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á
VISTA, which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário