O BREM demandando o porto de Leixões na década de 50 /(c) Foto Mar, Leixões/.
O BREM na Bacia do porto de Leixões, ainda com fogo a bordo /O Comércio do Porto/.
Após a extinção do incêndio, os bombeiros retiram-se de bordo /O Comércio do Porto /
O
NAVIO-MOTOR HOLANDÊS “BREM” ENTROU EM LEIXÕES COM INCÊNDIO A BORDO
03/12/1952, cerca
das 06h00 de ontem, entrou na bacia do porto de Leixões o navio-motor Holandês
BREM com incendio a bordo.
Esta embarcação,
de 428tb e com 9 homens de tripulação, sob o comando do Kaptein F. Stam, havia
saído do Tejo pelas 18h00 de ante-ontem, com carga diversa, destinada ao porto
do Douro.
Durante a viagem,
cerca das 05h00, o oficial de quarto constatou que num dos porões, lavrava
fogo, imediatamente o BREM tomou rumo de Leixões, tendo entretanto, enviado um
rádio para a capitania do porto de Leixões, comunicando o sucedido e pedidndo
que fosssem tomadas as prevenções usuais para estas causas.
Logo após ter
entrado, as corporações dos B. V. de Matosinhos-Leça e B. V. de Leixões, fizeram-se
transportar em lanchas e dirigiram-se para o navio sinistrado.
Montado o serviço
e aberto o porão, iniciou-se o ataque ao incendio e cerca de uma hora depois, o
incendio considerava-se extinto e logo depois, iniciava-se a descarga da
mercadoria para barcaças.
Pelas 15h00, o
BREM largou do seu ancoradouro da bacia e foi atracar na doca nº 1, a fim de
completar a descarga.
Os prejuízos são
bastante importantes, calculando-se que dois terços da carga estejam
inutilizados.
No ataque ao
incendio foram empregadas três agulhetas. Tendo também comparecido um dos rebocadores
da APDL.
A bordo do navio,
que acabou por não escalar o rio Douro, estiveram o eng. Russo Belo, 1º comandante
dos B. V. de Matosinhos-Leça; Joel da Cunha Monteiro, sota-piloto-mór; tenente
Silveira, patrão-mór, etc.
Os bombeiros
retiraram de bordo cerca das 16h00.
As mercadorias
eram constituídas por maquinaria, lâmpadas, vinhos, cortiça, queijo, etc.
O navio vinha
consignado à firma Portuense Wall & Cª, Lda, agentes da Lusitania Lijn.
BREM – imo 5317288/
428gt/ 9nós; 25/05/1939 entregue por Scheepswerf Foxhol, Foxhol, como FRAM a NV
Motorschip Fram, Groningen; 1940 BREM, NV Hudig & Pieter’s Algemeen Scheepvaart
Mij, Roterdão; WW2 BREM, devido à invasão da Holanda pelas forças militares da
Alemanha, refugiou-se na Inglaterra e serviu as forças Aliadas; 1945 BREM, NV
Hudig & Pieter’s Algemeen Scheepvaart Mij, Lusitania Lijn, Roterdão, que o
empregou no tráfego Benelux/Portugal; 1957 SEEFALKE, Erich Hanisch, Bremen;
1964 SEEFALKE, Willis August Suhr, Hamburg; 1969 SEEFALKE, Stadtsparkasse
Duisburg, Hamburg; 1973 arrived Gotenburgo para desmantelamento.
Fonte: jornal O
Comércio do Porto; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro
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