sexta-feira, 26 de julho de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 305

CICLONE SOBRE A REGIÃO NORTE


O navio-motor Alemão FAUNA em operações comerciais no rio Douro, Oeste da Cábrea, década de 50 / autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto / .

Desde 20/11/1954 que prevalece uma invernia desenfreada, somente a 26/11, devido a um pequeno abrandamento do mau tempo, houve algum movimento na barra do Douro, com bastante dificuldade.
Entretanto, o mau tempo regressou, tendo nas capitanias do Douro e de Leixões sido içado o snal nº 5, anunciando um ciclone, pelo que às 09h00 seguiram para o rio alguns pilotos e respectivo material flutuante, a fim de tratarem de reforçar as amarrações dos navios surtos no porto comercial do Douro, que eram os seguintes: Inglês SEAMEW no lugar do Sandeman, Gaia; Inglês CARDRONA e o Alemão FAUNA no quadro da Alfandega; Portugueses SECIL, iates BATA NOVO e EDUARDO XISTO no lugar da Carbonifera, Gaia; Lugre CONDESTÁVEL por vante da Prancha do Frigorifico do Peixe, lugre ANA MARIA e AVIZ no quadro dos navios bacalhoeiros, Massarelos, navio-motor SENHORA DO MAR no lugar de Santo António do Vale da Piedade, Gaia, finalmente a vedeta NRP DOURADA no quadro dos vasos de Guerra, Bicalho, Massarelos.
Pelas 15h00 o ciclone desenvolveu-se com rajadas de vento de Sudoeste na ordem dos 115 km e muito mar. O tempo só melhorou a 01/12 mas a agitação marítima na barra não permitia qualquer movimento marítimo, o que só se realizou a 18/12.
Fontes: José Fernamdes Amaro Júnior.
(continua)
Rui Amaro  

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated. 

Sem comentários: