UM
NAVIO DE SILHUETA MUITO ESQUISITA, NUNCA VISTO POR ESTAS BANDAS
A
08/03/1948, pela manhã, deu fundo por fora da barra do Douro, um navio de
silhueta muito esquisita, nunca visto por estas bandas, pois era nada mais, nada
menos do que um navio mercante convertido de uma barcaça de desembarque de
tanques de grande porte da US NAVY.
BARBARA, assim se chamava, e à popa arvorava a bandeira de conveniência do
Panamá, e se não estou em erro vinha carregado de carvão. Cerca das 14h00
fez-se à barra orientado pelo piloto Aristides Ramalheira, e foi amarrar a dois
ferros, cabos estabelecidos para terra, e ancorote dos pilotos pela popa, no
lugar de Oeste da Cábrea. A 10 deixava o rio Douro drigido pelo piloto José
Fernandes Amaro Júnior.
BARBARA
– imo 6120902/ 100m/ 1.653tb/ 11,5nós; 06/02/1945 lançado à água pelo Chicago
Bridge & Irons Co., Seneca, Ilinois; 17/02/1945 aumentado ao efectivo em
Algiers, Louisiana; 14/08/1945 USS BRONTES (AGP17); 14/03/1946 abatido ao
efectivo; 01/04/1946 MV GP-17??: 1948 BARBARA, 2.210tb, Pan American Steamship
Co, Panama; 1948 DIANE, Mineral Transport Corp., Monrovia; 1956 XALAPA, Transportes Maritimos Mexicanos, Mexico; 27/19/1949
naufragou em Manzanillo, Mexico, devido a um ciclone.
Já
em 19/07/1947 demandou a barra do Douro uma barcaça de desembarque mercante de
pequeno porte Portuguesa de nome POLVO, conduzida pelo piloto José Fernandes
Amaro Júnior, e se não estou em erro numa visita à ria de Aveiro, vi-a atracada
aos Estaleiros Navais de S. Jacinto para conversão. Data-base não encontrado, só
me recordo que foi adquirida para qualquer actividade ligada às pescas.
Fontes: José Fernandes
Amaro Junior, Navesource On-line, Miramar Ship Index
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que
se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar
de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal
for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á
VISTA, which will be very much appreciated.
2 comentários:
Lembro-me do 1º Angoche ,de 11oo ton e que era um antigo LSM americano, transformado num cargueiro com linhas mais ou menos classicas.Lembro-me tambem, em Africa , das barcaças de origem inglesa Cerveira Pereira, Dinge e Maria Adelaide; do Polvo nunca ouvi nem vi nada.
Bluefish
Olá. Ao ver esta página lembrei-me , para além das barcaças referidas noutro comentário ,das arieiras Bacalhau e da Zara, esta última utilizada na Madeira tambem como embarcação de carga.Eram ex Landing craft, mas ignoro a origem e caracteristicas.Tambem há no Algarve o arieiro João Braz que me disseram ser um antigo Barco LSM americano.Quem tiver mais dados que nos esclareça. Cumprimentos
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