quarta-feira, 3 de julho de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 302

UM NAVIO DE SILHUETA MUITO ESQUISITA, NUNCA VISTO POR ESTAS BANDAS

A 08/03/1948, pela manhã, deu fundo por fora da barra do Douro, um navio de silhueta muito esquisita, nunca visto por estas bandas, pois era nada mais, nada menos do que um navio mercante convertido de uma barcaça de desembarque de tanques de grande porte da US NAVY.
BARBARA, assim se chamava, e à popa arvorava a bandeira de conveniência do Panamá, e se não estou em erro vinha carregado de carvão. Cerca das 14h00 fez-se à barra orientado pelo piloto Aristides Ramalheira, e foi amarrar a dois ferros, cabos estabelecidos para terra, e ancorote dos pilotos pela popa, no lugar de Oeste da Cábrea. A 10 deixava o rio Douro drigido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior.
BARBARA – imo 6120902/ 100m/ 1.653tb/ 11,5nós; 06/02/1945 lançado à água pelo Chicago Bridge & Irons Co., Seneca, Ilinois; 17/02/1945 aumentado ao efectivo em Algiers, Louisiana; 14/08/1945 USS BRONTES (AGP17); 14/03/1946 abatido ao efectivo; 01/04/1946 MV GP-17??: 1948 BARBARA, 2.210tb, Pan American Steamship Co, Panama; 1948 DIANE, Mineral Transport Corp., Monrovia; 1956 XALAPA, Transportes  Maritimos Mexicanos, Mexico; 27/19/1949 naufragou em Manzanillo, Mexico, devido a um ciclone.

Já em 19/07/1947 demandou a barra do Douro uma barcaça de desembarque mercante de pequeno porte Portuguesa de nome POLVO, conduzida pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, e se não estou em erro numa visita à ria de Aveiro, vi-a atracada aos Estaleiros Navais de S. Jacinto para conversão. Data-base não encontrado, só me recordo que foi adquirida para qualquer actividade ligada às pescas.

Fontes: José Fernandes Amaro Junior, Navesource On-line, Miramar Ship Index
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Lembro-me do 1º Angoche ,de 11oo ton e que era um antigo LSM americano, transformado num cargueiro com linhas mais ou menos classicas.Lembro-me tambem, em Africa , das barcaças de origem inglesa Cerveira Pereira, Dinge e Maria Adelaide; do Polvo nunca ouvi nem vi nada.

Bluefish

Anónimo disse...

Olá. Ao ver esta página lembrei-me , para além das barcaças referidas noutro comentário ,das arieiras Bacalhau e da Zara, esta última utilizada na Madeira tambem como embarcação de carga.Eram ex Landing craft, mas ignoro a origem e caracteristicas.Tambem há no Algarve o arieiro João Braz que me disseram ser um antigo Barco LSM americano.Quem tiver mais dados que nos esclareça. Cumprimentos