quinta-feira, 11 de abril de 2013

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E POR-TO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 284


O RAPAZIO DA CANTAREIRA E AS IDAS FORA DA BARRA NAS LANCHAS DE PILOTAR



As lanchas de pilotar P9 e P12, esta acabada de inaugurar, amarradas à bóia no ancoradouro da Cantareira, Foz do Douro, em 1962, e pela ré da P12 vê-se uma caíque dos Pilotos / foto de autor desconhecido - colecção F. Cabral /.

Era um costume antigo os cabos-piloto ou o mestre da lancha de pilotagem levar o rapazio até fora da barra, o que ainda hoje é recordado por muitos desses rapazes, das idas nas lanchas P1, P4 (1), P5 (1) e P9. O autor, na sua infância, muitas vezes tomou o leme da lancha P9 e sob orientação do cabo-piloto Aires Pereira Franco, do piloto José Fernandes Amaro Júnior, seu pai ou do mestre daquela lancha Eusébio Fernandes Amaro, seu tio, realizava a manobra de abordagem aos pequenos navios, a fim de embarcar ou recolher os respectivos pilotos, e consequentemente o regresso ao cais do Marégrafo. O mais complicado era chegar a mão ao manípulo do telégrafo. Além disso durante o percurso davam-lhe a conhecer os nomes das pedras e dos baixios, enfiamentos da barra e suas marcas em terra, etc.
Também, quando se apanhava a caíque dos pilotos fora de serviço, o rapazio saltava para dentro, e à ginga, ou seja manejando um só remo à ré, dava-se umas voltas pelas amarras do ancoradouro da Cantareira, ou de paneiro ao alto servindo de vela, lá se ia aproveitando o vento fresco da barra, mas o pior é quando se regressava à lingueta dos pilotos, as mãos estavam cheias de bolhas. E, que me recorde, jamais houve qualquer acidente.
Nesses tempos Portugal andava virado para o mar, mas agora, com tanta exigência e fiscalização, nem pensar a aproximação às embarcações!
(continua)
Rui Amaro


ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated. 





Sem comentários: