domingo, 3 de março de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 278


A CORVETA “HMS NIGELLA” (K-19) DEMANDA O PORTO DE LEIXÕES

A corveta HMS NIGELLA (K-19) / autor desconhecido - Photoship Co. UK /. 

A 04/03/1946, pela manhã, demandou o porto de Leixões a corveta HMS NIGELLA (K-19), conduzida pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, que a foi atracar na Doca nº 1.
Aquela unidade da “Royal Navy” que procedia do teatro de guerra do Extremo-Oriente com escala pela base naval Britânica de Gibraltar, e acabada a sua comissão de serviço regressava a casa, arribou ao porto de Leixões para abastecimento de bancas e descanso da guarnição.
A 25/01/1944, quando em serviço de patrulha resgatou 56 sobreviventes do vapor Inglês FORT LA MAURIE, que havia sido torpedado e afundado pelo submarino Germânico U-188 a lés-nordeste da ilha de Socrata, no oceano Indico, perto do Yemen.
HMS NIGELLA (K-19) – imo 6112163/ classe “Flower”/ 62,6m/ 940td/ 16nós; 25/02/1941 entregue pelo estaleiro George Philip & Sons, Ltd, Dartmouth, para a Marinha Real Britânica; 1947 foi comprada por Wheelock, Marden & Co., Ltd., Londres, que a fez reconstruir como navio de carga; 10/03/1955 naufragou em viagem de Fuochow para Xangai.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated. 

Sem comentários: