SAÍDA NEGADA
AO VAPOR ALEMÃO “PHOEBUS” DEVIDO AO MUITO MAR NA BARRA DO DOURO
O PHOEBUS amarrado no lugar do cais do Monchique, rio Douro, vislumbrando-se ao fundo o iate-motor SANTA LUZIA, da praça de Viana do Castelo, 1952 / F. Cabral, Porto /.
A 22/01/1950,
pelas 16h00, vindo do ancoradouro do lugar do cais do Monchique, onde
estivera amarrado em operações comerciais, o vapor Alemão PHOEBUS, em 14 pés de
calado, sob orientação do piloto José Fernandes Amaro Júnior, a fim de cruzar a
barra de saída, quando passava diante da insua do Ouro, deparou com muito mar
na barra, e no mastro do cais do Maregrafo, fora-lhe içado, por ordem do
piloto-mor, o galhardete da letra “N” do CIS, indicativo de barra negada devido
à perigosa agitação marítima, que entretanto se desenvolvera, pois quando aquele
piloto embarcara na lancha do rio, na lingueta dos Pilotos, já fazia alguma
ondulação na barra, mas não era coisa de impedir a saída.
Em face da situação,
aquele piloto disse ao capitão, que teria de retrodecer e ir amarrar no mesmo
ancoradouro, e ter de aguardar para a maré do dia seguinte, e disse também, que
iria desandar junto da bóia da Cantareira, com a ajuda do ferro de bombordo.
Chegado à
referida bóia, a meio do canal, mandou largar o ferro de bombordo e de máquina
avante e leme àquele bordo, e por vezes em marcha à ré, e leme a estibordo, o
PHOEBUS aproou a leste, e depois de suspender o ferro, lá seguiu para montante
até dar fundo no mesmo ancoradouro.
O PHOEBUS,
conduzido por outro piloto de escala, acabou por sair no dia seguinte com mar
chão, de rumo à doca nº 1 do porto de Leixões, a fim de completar o seu
carregamento com as mercadorias de Leixões, sobretudo constituídas por
conservas de peixe.
PHOEBUS –
imo 5608063/ 60m/ 657gt/ 8kn; 21/04/1910 entregue por AG Weser, Bremen, à DG
Neptun, Bremen; 1923 PHOEBUS, gestores Deutsch Niederlandschen Finanzabkommen
GmbH in Berlin, Bremen; 1930 DG Neptun, Bremen; 05/1945, rendição da Alemanha
Nazi, encontrava-se em Aalborg em reparações e foi uma das treze unidades que
se consevaram ao serviço do seu armador; 07/03/1954 chegava a Hamburgo para desmantelamento.
Fontes: José
Fernandes Amaro Júnior; DG Neptun, Bremen.
(continua)
Rui Amaro
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