O VAPOR “COSTEIRO
SEGUNDO” SOFRE UM INCIDENTE NO RIO DOURO
O COSTEIRO SEGUNDO demanda o porto de Leixões
A 31/10/1948,
pelas 09h00, o vapor Português COSTEIRO SEGUNDO, sob a orientação do piloto
José Fernandes Amaro Júnior, tendo a seu lado o piloto praticante João Cardoso
Meireles, inicia a manobra de largada do ancoradouro do lugar do Monchique,
pela popa do navio-motor Belga MARCEL. Atracadas a este último navio estavam
duas barcaças recebendo carga e ainda o barco utilizado no transporte dos
estivadores. O COSTEIRO SEGUNDO ao virar os ferros da proa e como estes tinham
seio, o vapor portou pelos ferros descaindo para ré, pelo que aquele piloto
mandou andar toda força avante para não colidir com as referidas embarcações
mas não foi possível evitá-lo. As duas barcaças ficaram arrombadas a meter água
e de imediato a lancha dos pilotos P6 rebocou-as, ficando varadas na margem
esquerda, a fim de não se afundarem. Aquele vapor acabou por virar proa abaixo
e sair a barra com rumo a Lisboa, sem mais novidade.
COSTEIRO SEGUNDO – imo 5607607/ 52m/ 486tb/ 10nós; 11/1933 entregue pelo estaleiro da
Companhia União Fabril, Barreiro, à Soc. Geral de Comércio, Industria e
Transportes, Lisboa; 12/09/1952 naufragou ao largo do Cabo de Sines, por
abalroamento com o vapor Francês PENTHIEVRE, em viagem do Pomarão para o
Barreiro. Toda a tripulação foi salva.
O COSTEIRO
SEGUNDO, que era um visitante regular do porto do Douro com carregamentos completos
de enxofre para as fábricas da CUF, de Vila Nova de Gaia, carregados em cais
fluviais do rio Guadiana, era mais identificado devido ao seu formato por “Bola”
no rio Douro, em cuja barra estivera encalhado na década de 40, sem consequências
de maior.
Fontes: José
Fernandes Amaro Júnior, Miramar Ship Index
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO:
Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste
blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s),
o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a
continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension
and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very
much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário