domingo, 16 de dezembro de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 263


O VAPOR “GONÇALO VELHO” SURPREENDIDO POR UM FORTE CICLONE SOBRE O PORTO DE LEIXÕES


O vapor GONÇALO VELHO amarrado no lugar das escadas da Alfandega em 1946 / O Século Ilustrado /.


A 30/01/1947, madrugada ameaçadora de mau tempo com ventos de noroeste e pampeiros, e vários navios ancorados na bacia do porto de Leixões. Pelas 08h00 a força do vento e chuva aumenta de intensidade reduzindo a visibilidade e pelas 10h00 está-se a formar um forte ciclone, começando por se ouvir as sirenes dos navios a pedir assistência de rebocadores, visto estarem a ir de garra e os atracados na doca nº 1 com os cabos a rebentar. Os pilotos da barra, que prevendo o pior já se encontravam a bordo de prevenção, entre os quais José Fernandes Amaro Júnior e o praticante Vasco Armando Morais, no vapor português GONÇALO VELHO, que estava fundeado no quadro das Quarentenas, ao norte. Este vapor com a força da ondulação dentro do porto e do vento de noroeste vai de garra. Vira ferros, larga ferros. Manobra-se o melhor que se pode e sabe, contudo não se consegue fixar fundeadouro, Mais uma vez, o vapor vai de garra, levando pegadas algumas bateiras de apoio às treineiras, do pião do norte e só se detém, junto da praia do Senhor do Padrão, no meio do pião de bateiras ao Sul, cujas amarras, possivelmente fora a salvação do navio não encalhar, apesar da assistência tardia do rebocador, que andava num vaivém constante.
O navio para se safar daquela situação e procurar novo ancoradouro, teve de trazer várias bateiras pegadas por ambos os bordos às correntes dos ferros, umas viradas e outras partidas, deixando outras pela popa, tendo sido um caso sério para as safar. Outros navios também se viram em dificuldades. Inesquecível experiência para o piloto praticante Vasco Armando Morais, cujo boné foi levado pela forte ventania, porque não utilizara o franquelete.
GONÇALO VELHO – imo 1135357/ 86m/ 1.579tb/ 10kn; construído e entregue em 03/1913 pelo estaleiro Murdock & Murray Ltd., Port Glasgow, para o armador Watson Steamship Co., Ltd., Manchester, passando mais tarde pelos armadores Bromport Steamship Co., Ltd., Liverpool, e MacAndrews & Co., Ltd, Londres. Em 27/03/1928 foi adquirido, juntamente com o seu gémeo ANGRA, pelos Carregadores Açoreanos, Ponta Delgada, que o colocou na carreira dos Açores/Madeira/Continente para o norte da Europa. Burante o período da Guerra, entre 1939/45 devido à perigosidade da águas do norte da Europa, passou a realizar viagens aos EUA e Canadá. Em 1948 foi vendido à Sociedad de Navegacion Tenax SA, Panamá, conservando o mesmo nome e em 1949 foi adquirido pela Sté. Anonyne de Navegacion San Georgio, Basileia, passando a arvorar pavilhão Suíço com o nome de GENEROSO. Em 1953 foi vendido ao armador Italiano Gabbiano SRL., Veneza, mantendo o mesmo nome, e a 25/07/1961 chegava a Viareggio onde foi desmantelado para sucata.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

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