O VAPOR “GONÇALO VELHO” SURPREENDIDO POR UM
FORTE CICLONE SOBRE O PORTO DE LEIXÕES
O vapor GONÇALO VELHO amarrado no lugar das escadas da Alfandega em 1946 / O Século Ilustrado /.
A 30/01/1947, madrugada ameaçadora de mau tempo
com ventos de noroeste e pampeiros, e vários navios ancorados na bacia do porto
de Leixões. Pelas 08h00 a força do vento e chuva aumenta de intensidade
reduzindo a visibilidade e pelas 10h00 está-se a formar um forte ciclone,
começando por se ouvir as sirenes dos navios a pedir assistência de
rebocadores, visto estarem a ir de garra e os atracados na doca nº 1 com os
cabos a rebentar. Os pilotos da barra, que prevendo o pior já se encontravam a
bordo de prevenção, entre os quais José Fernandes Amaro Júnior e o praticante
Vasco Armando Morais, no vapor português GONÇALO VELHO, que estava fundeado no
quadro das Quarentenas, ao norte. Este vapor com a força da ondulação dentro do
porto e do vento de noroeste vai de garra. Vira ferros, larga ferros. Manobra-se
o melhor que se pode e sabe, contudo não se consegue fixar fundeadouro, Mais
uma vez, o vapor vai de garra, levando pegadas algumas bateiras de apoio às
treineiras, do pião do norte e só se detém, junto da praia do Senhor do Padrão,
no meio do pião de bateiras ao Sul, cujas amarras, possivelmente fora a
salvação do navio não encalhar, apesar da assistência tardia do rebocador, que
andava num vaivém constante.
O navio para se safar daquela situação e
procurar novo ancoradouro, teve de trazer várias bateiras pegadas por ambos os
bordos às correntes dos ferros, umas viradas e outras partidas, deixando outras
pela popa, tendo sido um caso sério para as safar. Outros navios também se
viram em
dificuldades. Inesquecível experiência para o piloto praticante
Vasco Armando Morais, cujo boné foi levado pela forte ventania, porque não
utilizara o franquelete.
GONÇALO
VELHO – imo 1135357/ 86m/ 1.579tb/ 10kn; construído e entregue em 03/1913
pelo estaleiro Murdock & Murray Ltd., Port Glasgow, para o armador Watson
Steamship Co., Ltd., Manchester, passando mais tarde pelos armadores Bromport
Steamship Co., Ltd., Liverpool, e MacAndrews & Co., Ltd, Londres. Em
27/03/1928 foi adquirido, juntamente com o seu gémeo ANGRA, pelos Carregadores
Açoreanos, Ponta Delgada, que o colocou na carreira dos Açores/Madeira/Continente
para o norte da Europa. Burante o período da Guerra, entre 1939/45 devido à
perigosidade da águas do norte da Europa, passou a realizar viagens aos EUA e
Canadá. Em 1948 foi vendido à Sociedad de Navegacion Tenax SA, Panamá, conservando
o mesmo nome e em 1949 foi adquirido pela Sté. Anonyne de Navegacion San Georgio,
Basileia, passando a arvorar pavilhão Suíço com o nome de GENEROSO. Em 1953 foi
vendido ao armador Italiano Gabbiano SRL., Veneza, mantendo o mesmo nome, e a
25/07/1961 chegava a Viareggio onde foi desmantelado para sucata.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior;
Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro
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