sábado, 15 de dezembro de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 262

18/01/1947 – MEMORIAL PARA CANDIDATURA ÁS DUAS VAGAS DE CABO-PILOTO



«José Fernandes Amaro Júnior, piloto efectivo da Corporação de Pilotos da Barra do Douro e Porto Artificial de Leixões, é um dos candidatos às duas vagas de cabo-piloto, levadas a concurso e presentes no Departamento Marítimo do Norte.
O candidato possui, além de comportamento exemplar, uma óptima folha de serviços, visto nela não constar qualquer acidente de vulto durante os seus 20 anos de serviço. Além disso é um funcionário que desde criança exerceu a profissão de marítimo, tendo obtido a sua cédula aos 11 anos de idade, entrando e saindo as barras do Douro e Leixões, das quais é um profundo conhecedor e ainda naquela idade embarcou nas embarcações dos pilotos, como moço da companha, no serviço das amarrações.
Como elemento dentro da corporação, sempre tem sido de um comportamento irrepreensível ou seja muito obediente e calado, amigo da boa ordem e da disciplina, demonstrando sempre o desejo de colaborar em todas as iniciativas de progresso e desenvolvimento da sua instituição.
Profissionalmente é um piloto apto a trabalhar nos dois portos com a competência e perícia, sempre evidenciadas nos serviços, que lhe têm sido confiados e ainda por ter feito tirocínio de três anos seguidos no porto de Leixões. Em face disso, está apto a ocupar o lugar de cabo-piloto na barra do Douro ou no porto de Leixões com largo conhecimento dos serviços.
Pede Protecção. (Segue-se a assinatura).»
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

Sem comentários: